A blogosfera de comunicação

Parece um pleonasmo não é? A blogosfera implica sempre comunicação. Mas quando digo blogosfera de comunicação, refiro-me aos blogs de quem está na área de comunicação.

Esses bloggers podem ser:

  • jornalistas
  • políticos
  • Geeks
  • estudantes de comunicação
  • agências e profissionais de comunicação

Não é por acaso que deixei as Agências para o fim. Mas já vão perceber.

Quando comecei a ouvir falar de blogs, eram algo pessoal. As pessoas queriam partilhar algo com os amigos ou familiares de modo mais eficaz. Ter um pequeno diário público. Mas mais tarde já me falavam em blogs de jornalistas, lideres de opinião e comentadores políticos.

Claro que quando estes chegaram à blogosfera, já havia vários blogs geeks. A falar de tecnologia e a ensinar informática. Inevitavelmente, estes blogs falam das novas formas de comunicação que vão surgindo. Como o twitter, o impacto do youtube ou outras iniciativas típicas da web 2.0.

Os blogs de estudantes de comunicação foram surgindo muito abaixo do radar. Não são tantos como seria de esperar, ou pelo menos não se concentram tanto no tema.

Recentemente notei que as agências de comunicação entraram para a blogosfera. Estão a usar os blogs para vários fins. Desde expor os seus trabalhos, a comentar o panorama de comunicação.

A entrada das agências e de pessoas que trabalham diariamente em comunicação está a dar uma dinâmica nova aos blogs que conheço.

Mas curiosamente, quando penso no assunto não me consigo enquadrar em nenhum dos campos. Por um lado sou estudante, mas também trabalho na área. Para aumentar a confusão, considero-me um geek 2.9.

4 thoughts on “A blogosfera de comunicação”

  1. Oi, Bruno.
    Concordo com você que as agências de comunicação foram dos últimos públicos a entrar para a blogosfera – entre aqueles que já estão lá, claro.
    Agora, tem um novo motivo para as agências fincarem seus pés nesse novo cenário: a utilização de blogs como ferramenta de comunicação nas empresas, ou os blogs corporativos.
    Dê uma olhada no nosso blog (http://blog.rwf.com.br) para entender melhor nosso objetivo.
    Um abraço e parabéns pelo seu blog. Tem sido muito útil para ampliarmos nosso conhecimento sobre comunicação e blogosfera.
    Renata

  2. Oi Renata. Eu já tenho estado a seguir o vosso blog desde que notei um link para mim num dos posts.

    Gostei bastante. Mas acho estranho que as agências de comunicação só comecem a investir nos blogs agora. Teria sido mais lógico se tivessem sido as primeiras.

  3. Acho que o normal são mesmo primeiro aparecerem os precursores, as pessoas ligadas a tecnologia (ou geeks), utilizando os blogs como uma experiência pessoal. Depois, essa tecnologia começa a ser explorada pelo mercado.
    No Brasil, existem poucos blogs corporativos e a grande maioria é de pequenas empresas, principalmente agências de comunicação e publicidade.
    Uma dificuldade de levar essa tecnologia para nossos clientes (a maioria grandes empresas) é justamente a parte de tecnologia, pois geralmente há uma grande burocracia interna para a utilização de servidores.

Leave a Reply