A Blogosfera é como o Jornalismo

Os jornalistas lêm-se uns aos outros e os jornais definem a sua linha editorial consoante os outros jornais. O mesmo se passa com a agenda noticiosa. Já aconteceu o Público ter uma notícia de primeira página e o DN seguir a mesma agenda noticiosa, e vice versa.

Nos blogs também existem linhas editoriais e agendas, bloggers de referência e opinion makers.

Recentemente, temos o lançamento da PFTV. Foi mencionado por vários bloggers. Cada um teve a sua razão mas o resultado foi o mesmo. Surgiu uma linha editorial que foi seguida por vários bloggers.

Em ambos os campos existem rivalidades e parcerias. Notam-se mais nos blogs devido ao teor (geralmente) mais pessoal. E também se nota em cada vez que publicamos um artigo como resposta a outro blogger.

Esta troca de links é também uma prova de que os bloggers se lêem uns aos outros. É uma forma de procurar subir o número de visitantes ou de partilhar o interesse por um tema.

Nos jornais também existem aliados e rivas. A diferença é que nos jornais o tom é mais sério, o jornalista tenta ser o mais imparcial possível.

Como os blogs são ambientes mais pessoais e até mais dinâmicos, percebemos os círculos de influência, parceria ou rivalidade com mais facilidade.

One thought on “A Blogosfera é como o Jornalismo”

Leave a Reply