A página de entrada e organização de informação

smashing magazine - outstanding start pages www.smashingmagazine.comO José Carlos falou da importância da primeira página de um website como amor à primeira vista.

E eu concordo. Aliás, adorava ter os recursos para ter um website como os que a Smashing Magazine mostrou.

Mas não tenho. São páginas em flash pensadas ao pormenor, interactivas e com elementos 3D que dá gosto ver. Páginas que eu sou capaz de visitar várias vezes. Mesmo que o tema não tenha interesse, seja para mim seja para quem for.

Mas uma boa página pode ser construida recorrendo ao texto e à informação que queremos partilhar. Pode ser algo como um tipo de letra agradável e fácil de ler. Mas para ir mais longe podemos re-organizar a informação e esforçar-nos por fazer do nosso website uma experiência agradável.

Para alguns casos práticos isto pode significar algo simples. Pode tratar-se de remover quantidades absurdas de anúncios fora de contexto, imagens animadas e outro tipo de coisas que nos distraem quando o que nos interessa é a informação.

Esta ideia de organizar a informação surgiu-me ontem e fez-me avaliar novamente O Relações Públicas. Online, os modelos de Comunicação são diferentes do habitual. E no caso dos visitantes podemos dividi-los em algumas categorias.

  • Os que encontram o nosso website nos motores de busca
  • Os que chegam ao nosso website por recomendação de alguém
  • Os visitantes habituais ou que subscrevem ao conteúdo apresentado

Este último grupo são os chamados visitantes leais ou subscritores. Porque ou visitam o site sempre que há novos conteúdos, ou optam por receber esses mesmos conteúdos por e-mail ou RSS.

Prometo que explico nos próximos posts como isto tudo se conjuga na navegação dos websites, na apresentação dos conteúdos e nas relações públicas.

Leave a Reply