A selecção de informação relevante em webdesign

Este artigo vem na sequência do post sobre a Arquitectura da Informação.

A ideia é bastante simples. Colocar nas páginas de web informação complementar. Neste caso, na página de artigo de um blog. O tema veio de uma conversa com o António Dias do Marketing de Busca, onde se falou de retirar o blogroll das restantes páginas.

De facto, no modelo de blog, a informação que a barra lateral tem na página principal perde relevância nas páginas secundárias. Principalmente se o visitante cair directamente nessa página vindo de um motor de busca.

estrutura do blog relações públicasConcordei com a ideia mas achei que  devia ser levada mais longe. Por isso  arranjei forma  de alterar  o template do Relações Públicas, conforme se trate da página principal ou da página de um artigo.

Na imagem podem ver o resultado. A cor de laranja surgem os artigos relacionados e a azul os artigos mais recentes no blog. Por razões óbvias, não alterei os botões de subscrição. Esses continuam no topo da barra lateral.

Se o visitante tiver interesse nos restantes temas, pode visitar a página principal e encontrar mais informação na barra lateral.

Em resumo, no primeiro exemplo o objectivo foi colocar as widgets por ordem de importância para o visitante. Neste segundo exemplo foi mais importante seleccionar a informação com mais valor para os visitantes dado o contexto completo do blog.

É possível que eu venha a alargar esta lógica às páginas estáticas do blog. No entanto ainda não decidi qual deve ser o critério a seguir. Não me parece que deva ser igual ao que segui para os artigos do blog. Ideal mesmo era existir um plugin para wordpress que desse mais controlo sobre estes elementos. Como não há tenho feito estas alterações directamente no template.

Leave a Reply