analisar um blogger

Eu acredito que é importante que os relações públicas se relacionem com os bloggers. Por isso acho uma pena que nos nossos programas curriculares ainda não se ensine como funciona a blogosfera. Isso acontece porque quem define os currículos nem sempre está a par do que são feeds rss, plataformas de publicação ou agregadores.

Felizmente há outras formas de perceber com que género de blogger estamos a lidar.

Podemos ler os posts para perceber qual é a linha editorialde um blog. A propria forma de escrever pode ser útil para perceber o blog e o respectivo blogger. Há por ai blogs muito bons, com formas de escrever muito particulares.

E como um blog é um compromisso sério, entra em jogo a idade do blog. Qual é a data do primeiro post ? É actualizado com regularidade ?

Mas ter um blog é também ter uma rede de amigos e contactos. Quem são os outros bloggers com quem este se relaciona ? Tratam todos os mesmos temas ? Nesse círculo, quem é que tem mais influência ?

Esta não é uma formula fixa de análise, há outros factores que podem entrar em jogo consoante o contexto. Um deles é por exemplo as afiliações partidárias ou outras relações sociais.  O centro da questão, é distinguir entre blogger e Pro-Blogger.

Leave a Reply