As Relações Públicas e 5 Tendências para a Web 2.0

Generated ImageNos últimos tempos temos visto surgir uma série de tendências gerais na web. Podemos destacar cinco como as principais:

  1. Divulgação de Conteúdos criados pelos Utilizadores
  2. Criação de Comunidades e Redes Sociais
  3. Surgem Serviços que analisam os “tópicos quentes” da web
  4. Empresas e particulares que possuem sites, esforçam-se por conquistar Nichos de Mercado
  5. Cresce a importância das Relações Públicas

1.Divulgação de conteúdos criados pelos utilizadores

Nesta categoria temos os sites como o flickr, del.icio.us, blogger e até o youTube. Podemos ainda acrescentar o digg como forma de divulgação de conteúdos pela comunidade. Estes exemplos estão muito próximos das comunidades online mas colocam o ênfase no conteúdo e não no autor. Alguns dos textos, fotos e vídeos que estes sites divulgam estão ao mesmo nível de trabalhos profissionais. Aliás, muitos profissionais aproveitam estes meios para divulgar o que criam e vertentes diferentes do que fazem para a sua empresa ou empregador.

2.Criação de redes sociais online

Além do hi5 ainda existe o linkedin, orkut, wayn entre outros. Estes sites ajudaram a quebrar o anonimato típico da web. Chegam a surgir como complemento dos blogs ou websites profissionais. Em geral, servem como base de contactos partilhada e cada uma tem enfase num ou outro aspecto da vida em sociedade. O hi5 concentra-se na música e partilha de fotografias mais pessoais, o linkedin esforça-se por ser um meio de comunicação entre profissionais.

3.Surgem serviços que analisam os “Tópicos Quentes” da web

Aqui o tema adensa-se, além das tag-clouds temos o google trends, topix.net, google alerts, o technorati e o blogaqui. Já falei aqui de como o digg afecta a forma como lemos as noticias, o topix.net pode ter efeitos semelhantes e servir de ferramenta de pesquisa e clipping. O mesmo se passa com o google trends ao nível das pesquisas efectuadas ao longo do tempo. O technorati e o blogaqui dão uma ênfase semelhante aos conteúdos publicados em blogs, alguns que hoje em dia já rivalizam com o trabalho de jornalistas profissionais apesar de não manterem sempre o mesmo nível de dedicação.

4.Empresas e particulares que possuem sites esforçam-se por conquistar nichos de mercado

Isto é a evolução natural do trajecto das empresas, na sua versão online. Os sites focam melhor a sua mensagem, as empresas concentram-se nos serviços e produtos que dominam melhor. As empresas que conseguem dar uma importância maior ao cliente acabam por dominar o nicho. Isto faz crescer as necessidades de comunicação com um público disperso e muito diverso. Por vezes, o único laço em comum é o interesse por um produto ou serviço muito especifico.

5.Cresce a importância das Relações Públicas

As relações públicas estão a ganhar novo fôlego e a roubar o holofote do marketing. Isto acontece com o aparecimento destes media sociais, das novas formas de receber e ler notícias, com a influência dos blogs, forums e comunidades online, bem como estes conteúdos feitos pela comunidade para a comunidade.

Os blogs corporativos são cada vez mais, e há varias empresas de comunicação que apostam nos press release online para que possam ser aproveitados por bloggers e outros Media Sociais. Isto acontece porque perceberam a necessidade do diálogo entre as organizações e um público disperso e diversificado em oposição à publicidade que traz mais custos e cujo retorno de investimento tem vindo a diminuir.

Para quem quiser aprofundar mais estes temas, aconselho o site da ShiftComm onde podem encontrar um PDF com o título PR 2.0 Essentials Guide.

Leave a Reply