Blogs de Nicho: Como os Promover

Este artigo é escrito por Sérgio Rebelo e é o quarto de uma série de artigos sobre Blogs de Nicho.

1. Blogs de Nicho: Introdução
2. Blogs de Nicho: Diferentes Abordagens
3. Blogs de Nicho: As Fontes de Informação

Uma das principais preocupações de um Blogger quando arranca com o seu novo Blog é promovê-lo. Se escrevemos, queremos ser lidos e por isso é preciso ir à luta encontrar leitores. Isto aplica-se obviamente aos Blogs de Nicho.

As técnicas que podemos utilizar para promover o nosso Blog de Nicho são na realidade mais ou menos as mesmas de qualquer outro Blog, mas com uma vantagem: nós sabemos exactamente a quem queremos anunciar o nosso blog. Conhecemos o nosso target.

Publicidade Contextual

A publicidade contextual é sempre uma opção, mas não é das mais baratas e de resultados mais rápidos.
Poderemos utilizar anúncios contextuais, como os do Google e licitar em keywords específicas. Sabemos, se escolhermos bem as palavras ou expressões, que cada click será de alguém realmente interessado no tema, mas depois temos de garantir que conseguimos taxas de conversão elevadas e que transformamos uma boa parte destes visitantes em subscritores ou leitores habituais.

Um dos problemas associados a este tipo de publicidade é o número de pessoas que incluirão essa palavra por nós escolhida num contexto completamente diferente e aí, estaremos a pagar cliques que não são de pessoas interessantes.

Outra questão normalmente associada à publicidade Contextual e em especial aos nichos é o preço da palavra. Tipicamente, este tipo de publicidade funciona como um leilão. Para termos o nosso anúncio em posições relevantes, temos de licitar mais alto. Se o nosso nicho for valioso do ponto de vista comercial, o preço de cada clique pode tornar-se demasiado alto.

Publicidade Directa

A publicidade directa em sites seleccionados pode ser muito eficaz. Devemos seleccionar sites e blogs relacionados com o nosso tema e ver as possibilidades que eles têm de se lá anunciar. Muitos Blogs e sites têm já hoje em dia contactos específicos para anunciantes e alguns, inclusive, tabelas de preços.

Quando esta possibilidade não é explícita, podem sempre contactar os responsáveis. Muitas vezes esta possibilidade não foi pensada, mas as pessoas estão disponíveis para o fazer.

Peçam sempre dados estatísticos sobre o site a anunciar, uma vez que este modelo publicitário é normalmente feito com base em períodos de tempo fixos. Certifiquem-se também da posição do vosso banner ou anúncio de texto na página, de forma a que esteja numa posição visível e facilmente identificável pelos visitantes.

Fóruns

Procurem Fóruns e Grupos de Discussão sobre o tema do vosso Blog. Eu confesso que não sou um grande apreciador do formato Fórum, por isso aí não vos posso dar grandes dicas, mas existem alternativas aos Fóruns que são muito interessantes, que são os Grupos de Discussão ou Mailing Lists. Os melhores sítios para encontrar é nos Grupos do Google ou nos Grupos do Yahoo!

Nos Fóruns, podem travar conhecimento com outras pessoas da mesma área e podem mesmo promover o vosso Blog e os vossos Artigos. Atenção para as regras de cada grupo e fórum. Uns são mais tolerantes do que os outros em termos de auto promoção. Muitos permitem a inclusão de um link na assinatura.

Social Media

Há muitos sites de divulgação de Notícias onde poderão promover os vossos Artigos. Tenham atenção às regras e Etiqueta de cada um destes sites. Muitos consideram auto-promoção como Spam.

Para evitar serem considerados spammers, tornem-se utilizadores activos do site, partilhando outros recursos interessantes para além dos vossos. Não caiam também na tentação de promover todos os vossos artigos desta forma, mas optem por ser mais selectos e escolherem apenas um de vez em quando que pensem vir a trazer mais visitantes e obter mais sucesso.

Comentários

Aquela que, para mim, é a melhor e mais valiosa forma de promover um Blog de Nicho é através de comentários em artigos sobre o tema, especialmente em Blogs e Sites já estabelecidos e com uma base de utilizadores alargada.

No mínimo, o autor do Blog onde publicam o comentário vai ficar a conhecer o vosso Blog e, possivelmente, muitos dos seus visitantes poderão fazê-lo também, tornando-se nos vossos futuros leitores e comentadores.

Dêem comentários valiosos e relevantes.

Links

Uma das regras básicas nos Blogs é linkar. São os links que fazem as pessoas mexerem-se de uns blogs para os outros e que lhes permite travar conhecimento com outras fontes e notícias.
Grande parte dos Bloggers monitoriza sites que contenham ligações para o seu Blog. Ao ligarem os artigos de outros Blogs, no contexto dos vossos próprios artigos, para além de estarem a dar ligações interessantes aos vossos leitores, estarão, muito possivelmente a mostrar-se ao autor do blog linkado.

4 thoughts on “Blogs de Nicho: Como os Promover”

  1. Nos meus últimos blogues o que tenho feito e usado mais é a publicidade via comentários. Gosto de comentar tudo o que vejo. E sempre é uma forma do trabalho dos outros ser reconhecido. Vejo isto quando comentam as minhas coisas. Também gosto e chama-se a atenção para o blogue do comentador.

    Outra coisa interessante é os sites de social media, mas estou um pouco farto deles, ganho links, não é mau de todo mas pouco ou nenhum leitor atrai para ler o meu blogue.

  2. Acho q este último parágrafo ficou curto, se há alguém que sabe utilizar os links para gerar atenção (para os dois lados) és tu :) Isto é algo que eu já tinha aprendido contigo, estive quase para publicar uma entrada sobre isso (foi na altura em que fizeste uma pausa e enquanto esperava que reactivasses a actividade o rascunho apagou-se-me da RAM. Deveria ter passado o rascunho para o wp…)

  3. Eu pessoalmente também não sou fã de publicidade em fóruns, mas em directórios e publicidade directa sim, ando actualmente a pensar arranjar uns blogs para meter publicidade, mas tem que valer os € 😉

Leave a Reply