Blogs de Nicho: Diferentes Abordagens

Este artigo é escrito por Sérgio Rebelo e é o segundo de uma série de artigos sobre Blogs de Nicho.

1. Blogs de Nicho: Introdução

Já dissemos que Blog de Nicho se refere à especificidade do tema do Blog mas, para temas muito específicos e espaços pequenos, o blogger deve tentar definir previamente a abordagem utilizada de forma a encontrar o seu espaço no nicho.

Há diversas abordagens que se pode ter quando publicar um Blog de nicho. Aqui ficam algumas delas:

Central de Notícias

Dada a falta de uma publicação de referência para um determinado nicho, uma das possíveis abordagens, e uma das mais utilizadas, é a de colectar informação acerca do tema, que se encontra espalhada por diversas fontes e reuni-la num Blog. Estes Blogs são tipicamente bastante actualizados e contêm posts curtos com ligações para as fontes originais das notícias e artigos.

Para que um Blog tenha sucesso com esta abordagem tem de ser o primeiro. Não necessariamente o primeiro Blog a surgir com esta abordagem no nicho, mas surgindo num nicho já preenchido por uma ou mais Centrais de Notícias, tem de se conseguir divulgar as futuras notícias e desenvolvimentos interessantes para o nicho antes de todos os outros. Não é necessário que se seja o primeiro sempre, mas tem de se conseguir criar a imagem de que geralmente, as notícias aparecem primeiro no nosso Blog.

É também útil se conseguirmos adicionar, sempre que possível, às referências que fazemos, algum toque mais pessoal que possa ser valioso e tentar incluir o máximo de ligações possíveis para cada assunto.
Por exemplo, se aparece uma notícia relevante para o nosso nicho na Media tradicional, poderemos fazer um apanhado das notícias já publicadas sobre o assunto e publicar ligações para todas elas.

Estes Blogs não são geralmente muito comentados e não têm grande interacção com os leitores, que o vêem mais como uma ferramenta e um recurso do que uma comunidade e um ponto de encontro.

Opinião de Perito

Outra abordagem bastante utilizada é a de, sendo um profissional especializado numa determinada área, manter um Blog sobre o assunto onde, entre outras coisas, se vai comentando a actualidade do nicho.

Tipicamente, estes blogs são actualizados com menor frequência e contêm artigos bastante mais longos e marcados pela opinião e experiência do autor. Estes blogs são usados na sua maioria, como forma de criar ou manter uma imagem profissional dentro do tema. Não têm necessariamente muitas visitas mas são dos blogs com maior poder de influência.

Acontece frequentemente estes Blogs servirem como Ponto de Encontro entre interessados no tema e rolarem discussões muito interessantes nas secções de comentários.

Reviews

Em alguma áreas em que os temas e os nichos se prendem mais com produtos, surgem frequentemente Blogs de Reviews. São blogs em que as características dos novos produtos lançados naquela área são dissecadas e analisadas. Muitas vezes fazem-se comparações entre produtos semelhantes e analisam-se as vantagens e desvantagens e as utilizações mais adequadas a cada um deles. Quem diz produtos, pode dizer serviços.

Se é verdade que, lá por fora, e nos Blogs mais estabelecidos, existem alguns que se afirmam com esta abordagem, através de reviews sérias e completas, é também verdade que há muitos blogs que usam uma abordagem destas mas, na realidade, as Reviews não são realmente feitas e muitas acabam por ser feitas não de uma experiência própria mas através da reciclagem das experiências lidas por essa Web fora.
Tipicamente, estes blogs colocam-se nuns furos abaixo e dificilmente conseguem ter algum peso no nicho embora possam, em alguns casos, atingir um elevado número de visitantes para as reviews aos produtos e serviços mais populares, se houver algum esforço de SEO.

Para fazer um Blog sério de Reviews, é geralmente necessário ter uma equipa de diversos elementos que tenham disponibilidade de testar e experimentar os diversos produtos e serviços, não sendo portanto o modelo ideal para um Blog de uma só pessoa.

Misto

Muitos Blogs tentam uma abordagem mista em que vão usando as suas fontes para fornecer ligações
relevantes aos seus leitores e assim assegurar a regularidade da publicação, sendo alternada por artigos mais opinativos e mais pessoais em que o autor tenta mostrar o seu lado de perito ou profissional e eventualmente também com algumas reviews sérias, resultantes da experiência pessoal na utilização dos produtos e serviços.

Dependendo do tema e da proporção de um e de outro tipo de artigos, estes blogs são mais ou menos eficazes. Por um lado podem permitir uma forma de rentabilização que só a regularidade e o número elevado de visitas consegue, por outro, têm mais dificuldade em se assumir como peritos junto dos seus pares.

Estas abordagens não são, de todo, exaustivas e muitas outras formas, algumas bastante criativas e originais são utilizadas com muito bons resultados. Estas são, no entanto, as que me parecem mais populares.

3 thoughts on “Blogs de Nicho: Diferentes Abordagens”

  1. O meu blog de nicho encaixa precisa na primeira categoria que enunciaste Sérgio. Acho muito interessante este artigo descreve bem a categorização que é feita.

    Normalmente, nos blogs de opinião de perito não há muitas visitas, mas podem contar com bastante avalanche de comentários, pois como tu dizes são de maior poder de influência.

    Vou ter de reformular o meu tech4pc.net de acordo com estas dicas, mas eu nem sou activo lá. Infelizmente muitas vezes perde-se a motivação.

    Como não perder a motivação de manter um blog de nicho? Uma vez que a informação tem de ser constantemente actualizada?

  2. Penso que a constante “discussão” no blog ajuda a manter as visitas e o interesse em postar…

    Sou inciante na “Blogosfera”, mas acho que é isso…

Leave a Reply