Bruxelas na Blogosfera

Os comissários europeus adoptaram os blogues para opiniar opinar sobre os mais variados assuntos, desde as novas tarifas de roaming da UE à reforma do vinho. Margot Wallström, comissária para a Comunicação, foi a primeira a tornar-se bloguista.

Maria Luiza Rolim, no Jornal Expresso

Margot WallströmO artigo fala principalmente da Comissária para as relações institucionais e comunicação (Relações Públicas, no fundo), Margot Wallström. Os outros bloggers incluem o Comissário para a Ciência e Pesquisa, Comissário para o Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades, e a Comissária para a Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Janez PotočnikVladimir ŠpidlaMariann Fischer Boel
Ao contrário daquilo que eu esperava, o design de cada blog é diferente do anterior e alguns apresentam funções distintas. Houve uma preocupação clara em disponibilizar a agenda dos comissários e em facilitar o contacto com os mesmos por parte da imprensa. Da mesma forma, alguns blogs chegam a apresentar os press releasses relevantes para a sua área.

Isto significa que com algum trabalho de pesquisa, os bloggers se podem tornar em repórteres deste nicho. Clarificando a informação, relacionando com outros factos e notícias.

A juntar a estes 4 blogs, temos ainda 3 representantes europeus. Malta, Estónia e Holanda. Estes blogs são escritos na língua de cada pais representado. Só o blog de Joanna Drake, a representante de Malta, tem simultaneamente uma versão em inglês.

2 thoughts on “Bruxelas na Blogosfera”

  1. É uma excelente iniciativa, caso seja bem conduzida.
    Era bom que os políticos portugueses aprendessem com este exemplo, e utilizassem os blogues como ferramentas priveligiadas de comunicação com os seus eleitores, sem ser nos períodos das campanhas eleitorais.

Leave a Reply