Definições de Relações Públicas

Há tempos adaptei parte de um trabalho meu sobre relações públicas para explicar a minha visão do tema.

Como não gosto de limitar o tema, este post serve para indicar outras definições.

  • O Expresso Emprego tem uma definição de RP que distingue entre estagiário, junior e sénior. As páginas seguintes dão uma visão do panorama de Relações Públicas em Portugal;
  • A Wikipedia também tem uma página sobre o tema, no entanto reflecte mais a perspectiva brasileira das Relações Públicas onde a profissão está mais regulamentada do que em Portugal;
  • No site do sindicato de profissionais Liberais de relações públicas também encontramos uma definição, apoiada novamente pela legislação brasileira;

Se alguém conhecer mais páginas sobre o conceito de RP, terei todo o gosto em acrescentar a esta lista.

9 thoughts on “Definições de Relações Públicas”

  1. Olá! Ainda só li na diagonal, mas pareceu-me uma boa introdução ao mundo das RP.

    Na minha pequisa para um workshop sobre assessoria de imprensa encontrei a Carta de Estocolmo que norteia os princípios éticos das empresas de assessoria a nível europeu.
    Parece-me ser um código mais virado para a responsabilidade éticas das empresas como colectivo do que para actividade “individual” de cada profissional do sector. Ainda assim deixo aqui o link, talvez alguém queira espreitar e comparar com o Código de Atenas (se é que se podem comparar…):

    http://www.iccopr.com/site/images/documents/stockholm%2520charter.pdf

  2. O código de Estocolmo se calhar faz mais sentido quando se fala de ética e não só da definição. Fica a ideia para um próximo post :)

    Além desse existe ainda o código de Atenas e … pasmem-se, o Código de Lisboa. Que não só estabelecem uma ética de RP como ainda ajudam a definir o perfil do profissional de Relações Públicas.

  3. Estou a pensar seriamente em seguir a Faculdade no ambito de Relações Públicas. No entanto, sei que não tenho as melhores capacidades a nivel matematico.
    Estou um pouco perdida pois ainda não consegui encontrar a derradeira definição de RP, o que me assusta um pouco!
    Bruno Amaral, tinha o imenso gosto de perceber um Relações Públicas. Como se lida com essa profissão? O que realmente é necessario?

  4. Sou uma aluna finalista do Curso de Ciências da Comunicação vertente Relações públicas e publicidade. De momento estou a trabalhar numa reflexão crítica de relações públicas. Falando em definições de RP, confesso que todas me parecem um pouco esquecidas ou postas de lado quando de repente assistimos ao boom dos rp em discotecas e bares. Acho que devemos mesmo pensar ou repensar no conceito de relações públicas.

  5. ola sou o Joel Patricio da Marinha Grande ja trabalho á alguns anos na noite na Marinha Grande e Leiria,todos os meus amigos e simples clientes sempre me disseram que tinha imenso jeito para ser relacoes publicas de um bar ou discoteca,no fundo como barmen era o que fazia,agora um visinho e amigo vai abrir um bar,e esta me a dar a opurtunidade de realizar esse sonho,gostava de trocar ideias convosco e dicas etc,quanto ao curso gostava de obter mais informacoes,é que a minha escolaridade nao é muito avancadaóitavo ano.bem haja para todos espero em breve noticias vossas

  6. Sou formador dum módulo sobre RP num curso de Secretariado e RP. Não existe matérias sistematizadas sobre RP, muitas vezes a mim parece que a única pessoa debruçou mais sobre RP é Lampreia. Será?

Leave a Reply