Estratégias de Comunicação, SEO e SMO

Esta história começa no blog doispontocinco quando li no comentário do jsilas a frase: “se isto [o forum tech4pc] não indexa no google […] fico sem users.”

Não acho que seja completamente verdade. Podemos ignorar por completo a Optimização para Motores de Busca e ter um site de sucesso. Mais detalhes nos próximos parágrafos.

Estamos a falar de Search Engine Optimization (SEO) quando nos referimos a um conjunto de técnicas que facilitam a indexação do nosso site pelo google e outros motores de busca. Mas o segredo para angariar visitantes e utilizadores não está aqui.

Rohit Bhargava é o autor de Influential Interactive Marketing. Recentemente, escreveu sobre cinco regras de Social Media Optimization (SMO) e o conceito cresceu a olhos vistos. Vários bloggers adoptaram a ideia e acrescentaram pequenas regras.

Em síntese, Social Media Optimization é criar infraestruturas para ligar e entrelaçar o nosso site com outros sites e comunidades online. Na prática isto são RSS Feeds, atalhos para interagir com o del.icio.us, comentários, trackbacks e outras técnicas de comunicação online.

No nosso caso prático, podemos atrair utilizadores com técnicas de SMO e criando uma estratégia com base nas relações públicas. O primeiro passo seria procurar um nicho de mercado e apostar em conteúdos de qualidade. Quando visitamos um site queremos sempre encontrar o que procuramos com o mínimo de esforço. Por isso é importante organizar os conteúdos de forma clara e apresentá-los com um design fácil de usar.

Com esta base podemos procurar visitantes e começar a passar a palavra. Se um amigo nos indicar um website, temos tendência a dar-lhe mais atenção e credibilidade. Com isso em mente podemos ir mais longe entrando em contacto com alguns bloggers de influência no nosso campo. Este contacto deve ser dirigido a um grupo muito bem definido e individualizado consoante cada blogger e a sua linha editorial.

Podemos enviar um press release por e-mail a falar do forum, convidá-los a participar ou pedir algum feedback. O importante aqui é não insistir e estar mais preocupado em “dar” qualquer coisa de útil. Se recebermos um link em troca é bom, mas se isso não acontecer sempre iniciámos uma conversa sobre o tema.

O factor mais importante para nós deve ser sempre o utilizador. É mais difícil reunir feedback dos nossos visitantes, são um grupo muito disperso e anónimo. No caso de um fórum podemos reunir alguns dados estatísticos dos utilizadores registados, como a idade ou o nível de conhecimentos. Sites onde não há registo de utilizadores têm de se contentar com as típicas estatísticas de links mais visitados, duração das visitas e a percentagem de visitantes que efectivamente se fideliza (regista no site ou guarda nos favoritos).

6 thoughts on “Estratégias de Comunicação, SEO e SMO”

  1. Boas

    Excelente post Bruno, gostei isso dá muitas dicas para um iniciado como eu no assunto estas cosias dão muito jeito, mas também não nos podemos esquecer que fazer essas coisas dão muito trabalho mas sem trabalho nada se faz daí a eu achar que optimizar o forum para indexação nos motores de busca seja ou boa tentativa a quem não tem tempo para andar a chamar e fazer conversas com cibernautas em torno do nosso projecto. Já agora passa lá pelo meu forum Bruno.

    Cumprimentos e obrigado por tudo :)

  2. Todas as coisas que valem a pena ser feitas são díficeis. E esta mesmo assim torna-se cada vez mais fácil e transforma-se numa segunda natureza. Afinal de contas implementar uma postura de relações públicas deve ser falar sobre as coisas de que gostamos.

  3. Pois lá isso é bem verdade mas que se perde muito tempo a fazer isso também é verdade… Mas sem trabalho nada se faz entao vou começar a implementar essas coisas, e ontem ja consegui um user atraves dos comentarios que deixei no seu blog, parece q ele gostou do meu forum :)

    Obrigado Bruno pelas dicas :)

  4. Tanta tecnologia, tanta novidade… e no fim tudo volta ao talento. Uma coisa é certa, podem até inventar ferramentas novas de comunicação, sempre necessitaremos “velhos” conceitos de relações públicas e comunicação. O bom profissional nunca será substituido.

  5. Muito bom artigo e excelente link sobre cinco regras de Social Media Optimization (SMO). Acredito que em alguns anos a “onda” em torno de SEO irá passar e as redes sociais serão a próxima etapa da web.

Leave a Reply