localização geográfica de conteúdos, o próximo passo

O Sapo Local causou um bom impacto na blogosfera. Disso ninguém tem dúvidas. E eu sou o primeiro a concordar que os conteúdos locais conseguem ter mais interesse do que os internacionais. E se formos a ver, isto é tudo mostra de uma tendência para organizar no globo os conteúdos.

Temos vários exemplos desta tendência. Temos o google earth, yahoo maps e a forma como ambos mostram fotos ou notícias conforme a área geográfica.

E a produção independente de conteúdos ? Podcasts,  video-casts e blogs também podem ser indexados pelas coordenadas. Mostrando a localização geográfica do autor e as coordenadas a que um post se refere podemos criar uma série de novos usos. Desde ler todos os posts que se referem à área de Lisboa ou pesquisar o nosso nome nos blogs dos vizinhos.

E já estivemos mais longe desta realidade. O Yahoo Maps e o Google Earth têm um protocolo de Application Interface. Uma série de instruções para criar produtos que interagem com a aplicação principal.  Como os blogs se dividem apenas por uma mão cheia de plataformas de publicação, é uma questão de tempo até alguém criar um plugin que facilite a indicação das coordenadas geográficas no post.

Depois disso é esperar para ver redes de blogs definidas consoante todo e qualquer critério geográfico.

Leave a Reply