LPM e Sapo juntos no Causas.net

causas.net , uma portal de organizações não governamentais, uma parceria entre a Sapo e a LPM comunicaçãoDefine-se como O primeiro portal português dedicado em exclusivo às Organizações Não Governamentais. Foi elaborado pela LPM comunicação.

Pessoalmente, fiquei desiludido. Não só por ver um site construido com poucos cuidados de design e falhas graves de acessibilidade. Mas também porque esperava mais por parte da LPM comunicação.

Na carta de intenções podemos ler:

Causas.net é um projecto de comunicação, a área de actividade da LPM há mais de 20 anos. Em torno de uma plataforma online, onde convergirá a informação produzida por aquelas organizações, desenvolveremos uma sala de imprensa virtual e um serviço profissional de assessoria mediática que ajude a promover a visibilidade destas organizações na comunicação social.

Como é óbvio, desejo todo o sucesso possível à iniciativa. Mas o site actual tem algumas falhas que vão tornar mais difícil atingir este objectivo.

A principal falha para mim é apresentar os conteúdos numa caixa de texto, a chamada iFrame. Este género de método além de dificultar o uso do website torna mais difícil a leitura do mesmo por browsers destinados a invisuais. Também impede os motores de busca de indexar bem o causas.net, tornando-o menos presente nos resultados de pesquisa.

Da mesma forma, acho estranho que o causas.net não esteja apetrechado com as tecnologias de comunicação da moda. Refiro-me a uma feed rss do site ou a integração com o Tags do Sapo. Seria interessante permitir que as ONG recebessem donativos através do portal. Em vez disso o causas.net limita-se a mostrar o NIB de cada organização ou a ligar ao site da mesma.

Não deixa de ser um veiculo de comunicação importante. No entanto podia ser muito melhor do ponto de vista da comunicação, da facilidade de uso e da utilidade.

[via pontosapo.com]

5 thoughts on “LPM e Sapo juntos no Causas.net”

  1. Gostei mesmo muito de ver alguém falar de acessibilidade web abertamente além de mim num blog. Parabens.

    Marquei-te em feed.

    Em relação ao site em si, mesmo em termos visuais, não está nada de mais.

    Rui

  2. O plugin sk2_second_chance.php salvo erro tem uma captcha.

    Pelo menos quando tentei colocar o segundo comentário que viste aí, ele tinha. E a imagem não tinha a legenda da captcha em si.

    Rui

Leave a Reply