Manobras de Relações Públicas Típicas do Natal

Agora que passou o Natal, apercebi-me de algumas manobras de comunicação típicas da época de festas. São 4+1 para ser preciso…

1. Acções de solidariedade

É normal que as pessoas estejam mais receptivas a campanhas de solidariedade durante o Natal. Pesa-lhes mais a consciência. As organizações de solidariedade são forçadas a inundar o “mercado” com campanhas pela sua causa especifica.

2. Mailling das Empresas aos (melhores) clientes

Algumas empresas seleccionam os clientes que merecem receber um postal de Natal. Por um lado compreende-se, por outro estamos a garantir que os clientes que ficarem de fora não se vão lembrar de nós.

Por outro lado, algumas empresas optam por newsletters em massa, com artigos em promoção, oportunidades de crédito etc. É quase como caçar moscas com tiros de caçadeira. Os clientes não são parvos e não reagem bem a este género de guerrilha.

3. Promoções de Natal

Neste ponto as RP pouco ou nada participam, só os especialistas de marketing e estudos de mercado. Como clientes, somos todos muito racionais e …nada parvos. Quando em Janeiro a promoção se mostra mais baixa ainda sentimo-nos ludibriados.

4. Jantares de Natal

A forma típica para agradar ou solidificar as relações com o público interno. Mas lá está… as pessoas não são parvas. Já ouvi várias vezes comentários de quem esteve num Jantar da Empresa e se sentiu cínico. O público interno também não é parvo. É importante que este tipo de iniciativas seja apoiada por uma postura de integração ao longo do ano. Caso contrário, mais vale ficarem todos em casa.

+1. Os posts sobre o Natal

Os leitores são inteligentes e não vale a pena esconder.

Leave a Reply