Mestrado em Gestão Estratégica e Relações Públicas

Para quem segue o blog talvez não fosse preciso mencionar que é o mestrado onde estou inscrito. Foi a razão de ter deixado o blog tanto tempo sem novidades.

E de facto foi algo que me exigiu bastante dedicação, mas não me arrependo de nada. Acho que os membros da turma não podiam ter sido escolhidos melhor; e que as aulas nos deram muito mais do que matéria para estudar.

Além disso, também tive a oportunidade de montar um blog para a turma. Algo que me ensinou bastante sobre como montar e gerir um blog interno. Como se não bastasse, ainda resultou na criação de um blog para uma turma de Relações Públicas em Cabo Verde e na chance de ter o professor David Phillips como orientador da minha Tese de Mestrado… Foi um ano em cheio!

Tenho recebido emails a perguntar pelo mestrado, por isso acho que faz todo o sentido dizer-vos que já se podem inscrever se estiverem interessados.

Para aqueles que ainda não conhecem, podem encontrar mais informação no website da Escola Superior de Comunicação Social.

No entanto acho que a informação “oficial” não faz justiça ao mestrado. Além dos docentes da ESCS cujo currículo fala por si, também são convidados outros professores para seminários de 10 horas. Neste primeiro ano, os convidados foram:

Para qualquer dúvida podem deixar um comentário ou enviar e-mail que não me custa nada ajudar no que puder. Se preferirem, os contactos oficiais são os seguintes:

11 thoughts on “Mestrado em Gestão Estratégica e Relações Públicas”

  1. Boas.

    Como estudante de 2º ano da Licenciatura de Marketing, Publicidade e Relações Públicas, um mestrado em relações públicas é algo que nao descarto e que me atrai imenso, ainda para mais, dada a actual competitividade profissional na área.

    Gostei muito do seu espaço, um bem haja!

    Pedro Matos

  2. Bom dia, fui colocada em Relações Públicas e Comunicação Empresarial na ESCS, gostaria de saber como é o curso, a escola, o ambiente; todas as informações que poder disponibilizar.

    Obrigada,
    Cumprimentos.

  3. A ESCS é uma das melhores escolas, senão a melhor na área.
    o curso é bastante dinâmico e equilibrado no que se refere às componentes teóricas e práticas. O ambiente é óptimo, não é uma escola muito grande e acaba por se formar uma pequena família.
    Eu sou suspeita, tirei lá o curso entre 1995 e 1999, voltei para uma pós graduação em 2005 e agora já vou para o 2.º ano do Mestrado.
    Aproveita ao máximo todos os ensinamentos do excelente leque de professores e actividades extra-curriculares e se tiveres hipótese o erasmus tb é uma mais valia.

    Boa sorte

  4. Bom, já passaram quase dois anos desde que este post foi escrito por isso não sei se vou obter resposta mas não custa nada tentar 😉
    Tenho uma licenciatura em jornalismo mas quero abrir as asas para outras áreas e estou a pensar em marketing ou relações publicas. Como está a area em Portugal?
    Voces, que tiraram mestrado na ESCS, conseguiram emprego?

  5. Olá Adelaide,

    O mestrado da ESCS é bastante recente, neste momento só existem 3 turmas e apenas com o percurso concluído. Por isso não é fácil ter dados sobre a taxa de empregabilidade, no entanto testemunhos não faltam e estamos a falar de um mestrado com uma boa posição internacional.

    No que diz respeito à área, depende. No panorama de agências de comunicação estamos a falar de um mercado onde dominam as PME e em que cada vez surgem mais agências.

    No interior das organizações o contexto muda. Se em algumas empresas a necessidade de um gabinete de comunicação que vá além da mera execução de tarefas é clara, noutras encontramos estruturas que não têm a mesma perspectiva do que devem ser as Relações Públicas. Nas primeiras penso que seja mais difícil justificar a entrada de mais pessoas, ao passo que nas segundas há quem até estranhe a existência de um mestrado em gestão estratégica e RP.

  6. Muito obrigada pela resposta! A área das RP é ainda um pouco misteriosa em Portugal. A função dos trabalhadores é um pouco dúbia, ninguém sabe bem o que devem fazer e não é consensual.
    Ao fim ao cabo, a maioria dos RP’s ou são confundidos com os porteiros de discotecas e VIP’s que fazem convites para festas ou então são meros assessores de imprensa, que colectam os artigos de interesse e enviam press releases, certo?
    Reina o desconhecimento. Afinal de contas, o que deve fazer um RP actualmente?

  7. Bom Tarde,
    Terminei este ano a licenciatura em gestão de marketing no ISCTE, e andava a procura da taxa de empregabilidade da ESCS, já que estou na dúvida se devo tirar o mestrado em marketing no ISCTE (é em inglês) ou se devo ir para a ESCS tirar o mestrado em publicidade e marketing, que sempre foi a o que pretendia.
    O problema é que me dizem que a ESCS tem uma taxa de empregabilidade baixa em comparação com o ISCTE, e que não nos dá tantas oportunidades como o ISCTE dá, mas as pessoas que me dizem isso são alunos, ou professores do ISCTE, por isso tenho dúvida se não estão “a vender o seu peixe”. Gostaria então se possível uma opinião sincera sobre o mestrado de ESCS, se têm ou não saída.
    Sei que não têm muito a ver para o blog, mas pode ser que saibam alguma coisa.
    Obrigado

  8. Olá Cátia,

    Não lhe sei dizer números concretos, mas a taxa de empregabilidade da ESCS nunca me pareceu baixa. Desde que terminei a licenciatura em 1999 nunca tive problemas em encontrar emprego. Terminei o Mestrado em 2009, e dos colegas que na altura não trabalhavam a maioria já encontrou colocação.
    Se consultar o site da ESCS, verá que há sempre um ex-aluno em destaque e poderá ler algumas das opiniões desses alunos relativamente à ESCS.

    Espero ter ajudado.

  9. Boa noite,
    sou estudante do 12º ano e no próximo ano ingressarei na faculdade, mas estou ainda muito indecisa. O que realmente me cativa é o curso de relações públicas, mas estou com receio que o curso não seja aquilo de que estou à espera, e que no final não consiga um bom emprego nesta área. Como sou do Porto, a única faculdade que tem este curso é o ISMAI (não sei se conhecem), por isso as faculdades que vocês falam não me ajudam muito porque são em Lisboa.
    A minha pergunta, a vocês que tem mais experiência que eu, é se realmente faço bem em seguir este curso nesta faculdade e se não me vou arrepender, visto que ainda vou a tempo de escolher outro curso (seria psicolgia caso achasse que o curso de RP seria difícil ou com pouca saída). Espero que me ajudem, pois não conheço ninguém que vá ou esteja neste curso no ISMAI, e assim, não consigo tirar as minhas dúvidas.

    Obrigado!

    1. Olá Cristina,

      Pelo que percebo gosta da área de Relações Públicas, mas não sabe se terá um bom emprego. Nos dias que correm até fará sentido pensarmos em taxas de empregabilidade. E nesse campo a ESCS tem uma boa reputação.

      Acho que a Cristina não tem muitas certezas sobre o curso, talvez pesquisar sites internacionais de RP ajudasse. Relativamente ao ISMAI, acho que já ouvi falar, mas se pretende ficar no Porto é bom que se informe sobre o curso, o conteúdo programático e até mesmo ir lá e falar com alunos, com a associação de estudantes, quem sabe não fica mais esclarecida.

      O curso de RP é dificil? Sim, na ESCS requer muito trabalho, empenho e espirito de equipa.
      Cristina, não há cursos fáceis. E entre a Psicologia e as RP ainda vai uma distância, e se falarmos de psicólogos desempregados, uii conheço imensos, tanto na área clínica como organizacional.

      Tente clarificar as suas ideias, sabe o que faz um profissional da comunicação? Já viu os sites das principais agências de comunicação?

      Para mudar estamos sempre a tempo.
      Na página da ESCS tem sempre um ex-aluno em destaque e pode ver os vários perfis e o que eles acham do curso. Já que não pretende vir para a escola fica com uma noção mais aproximada da profissão.

      Boa sorte

Leave a Reply