Métricas e blogging – Os Subscritores

blog perfume feed analysis
Sempre que há alternativa, prefiro os números de subscritores por RSS/E-mail ao número de pageviews quando estou a avaliar um blog. Mas claro que isto depende do tipo de blog ou website. Alguns são dirigidos a pessoas que em geral desconhecem a função das feeds RSS ou não querem receber e-mails.

Mas como é que sabemos quantos subscritores tem um blog? Para quem usa o google reader, basta pesquisar pelo blog e ficamos com uma ideia de quantos subscritores o blog tem.

No entanto, o valor de subscritores que o google reader apresenta não reflecte os subscritores que usam o Bloglines ou outros leitores de RSS.

Com esta visão parcial voltamos ao mesmo: é um indicador mas não nos dá dados de confiança. O ideal seria se o valor de subscritores fosse retirado do feedburner que também pertence à google.

Entra em cena o Blog Perfume. Neste blog foi criada uma aplicação que usa a API do feedburner para ajudar a analisar os subscritores de um blog. Por isso, desde que se saiba qual é a morada feedburner.com que um blog usa para os seus conteúdos rss, podemos saber quantos subscritores tem.

Mais uma para a lista de ferramentas que podemos usar para analisar um blog.

One thought on “Métricas e blogging – Os Subscritores”

Leave a Reply