Motores de Busca Nacionais: Qualidade vs Quantidade

Temos tendência a esquecer-nos dos motores de busca nacionais. É normal visto que o google tem um domínio quase absoluto do serviço de pesquisas. Mas se nos focarmos neles, temos uma série de vantagens.

Para começar, o campo de acção destes motores de busca é mais reduzido. Concentram-se nas páginas escritas em português, atraem tráfego através do serviço de e-mail… Estes factores significam menor concorrência, mas não significa que seja mais fácil atingir a primeira página de resultados.

Existem vários recursos para medir o nosso site no google, saber quantas páginas estão indexadas, que links apontam para a nossa morada… Mas tanto quanto sei não há ferramentas semelhantes focadas no sapo, na clix ou outro motor de busca nacional.

Não tenho dados que apoiem esta ideia, mas acredito que uma campanha de Search Engine Optimization focada no sapo ou na clix traria mais visitantes dentro do nosso público alvo e facilitaria a sua fidelização.

One thought on “Motores de Busca Nacionais: Qualidade vs Quantidade”

  1. Concordo contigo. Tenho um site em que uma percentagem significativa dos visitantes (25%) vêm de pesquisas no Sapo. Tudo depende do público alvo a quem se destina os teus conteúdos. Tens de ver se é público de pesquisar no Sapo, no Ask ou noutro qualquer. Há que direccionar os esforços no sentido certo.

Leave a Reply