O hi5 não foi feito para Vendas

hi5Como seria de esperar, algumas empresas criaram perfis no hi5. O grande erro é que estas empresas têm um objectivo de vendas e participam nos grupos de discussão só com publicidade.

Eu sou a favor da participação de organizações em comunidades online. Mas parece-me que essa participação deve ser analisada caso a caso. No caso especifico de uma comunidade como o hi5, parece-me mais indicado para bares ou outras organizações semelhantes. Porque assim pode servir de espaço de divulgação, mostrar os clientes habituais ou os funcionários e tentar criar elos mais fortes entre todos.

No caso das vendas, temos visto no hi5 exemplos bastante agressivos. Alguns começam por reunir o máximo número de contactos possível, outros participam de forma activa e estática nos grupos de discussão. Colocam um tópico a fazer publicidade e na melhor hipótese respondem para dar esclarecimentos a quem se mostrar interessado.

Este género de atitude traduz-se em spam, tal como os e-mails em massa. Pode até levar ao declínio de uma comunidade online. As pessoas perdem o interesse quando se apercebem do teor das mensagens ou que os perfis sociais são falsos.

Aconteça o que acontecer, a organização que opte por este género de atitude arrisca a sua credibilidade e imagem institucional.

4 thoughts on “O hi5 não foi feito para Vendas”

  1. Pessoalmente não entendo como um site tão mau se torna no site nº1 em Portugal. Enfim, esta geração está perdida. Uma coisa é ter um perfil no hi5 e ir lá de vez em quando, que é o meu caso, outra são os 90% dos jovens com menos (ou mais..) de 18 anos que fazem disso a sua vida..

  2. As comunidades online têm imenso potencial, mas lá está: são moldadas pelos membros e em geral as pessoas não vêm todas as possibilidades até ser tarde demais.

    E realmente, o hi5 tem sido exemplo disso. Podia ter a classe que mostra o facebook. Mas o resultado é uma comunidade de retalhos. Copia e vai buscar funções que encontra nas comunidades com mais sucesso. Como os membros são mais novos e ainda não têm uma noção da responsabilidade de ter perfis públicos… é o que se vê.

  3. Eu também tenho perfil no HI5 e ultimamente chovem-me pedidos de amizade de pessoas que, depois passam a enviar-me, quase todos os dias, notícias e comentários da treta para tentarem vender tudo e mais alguma coisa (inclusivé o corpo)… Como tal, tenho bloqueado quase todas as pessoas que não conheço ou que me mandaram publicidade.

  4. Olhem boua, gostava muito de saber como fazer para bloquear pessoas indesejáveis..lá no meu hi5
    Já estou pelos cabelos, com a porcaria de estupides atrás de estupides -.-

Leave a Reply