O meu centésimo post traz uma pequena lição

Pelas contas do wordpress, este é o meu centésimo post. Se calhar devia celebrar com uma retrospectiva do que já fiz e de como aumentou o número de visitantes. Em vez disso dei uns dois passos atrás com este blog.

Até sábado, podiam aceder a qualquer post com a morada www.brunoamaral.com/nome-do-artigo . Hoje, essa morada passou a ser www.brunoamaral.com/post/nome-do-artigo.

Ao fazer isto perdi muitos pontos nos resultados de pesquisa, de certeza. Então porque é que o fiz?
Por vocês ! Pelos meus visitantes regulares e por aqueles que ainda não tropeçaram neste blog. ‘Tá claro!

A nova estrutura de links permite-me medir melhor os anúncios e perceber realmente onde é que eles devem ficar. Assim escuso de inundar as páginas com blocos de publicidade. Em vez disso, espero conseguir retirar alguns anúncios e ainda assim torná-los mais rentáveis.

Esta medida criou um problema grave a quem tinha links a apontar para artigos. Por isso aproveitei o fim de semana para montar uma página de erro mais amigável.

Esta página tem mais informação, mostra uma lista de links alternativos consoante o que se procura, evidencia o formulário de pesquisa e mostra uma tag-cloud. Para ajudar um bocadinho mais, ainda tenta detectar se estão a seguir um link antigo e mostrar qual é a nova morada.

Muito bom, não é ? Mas ainda fui mais longe. Agora tenho um registo (totalmente anónimo) das pesquisas que são feitas. Se reparar que há muitos visitantes a tentar encontrar algo especifico prometo tomar medidas.

A lição que queria deixar aqui é muito simples. Os nossos visitantes regulares têm muito mais valor do que a posição nos resultados do google. E é importante perceber que por mais que um blog precise de publicidade para se manter vivo, isso não é desculpa para o inundar de blocos de anúncios e banners agressivos.

2 thoughts on “O meu centésimo post traz uma pequena lição”

Leave a Reply