O propósito de alguns blogs

Este post vem directamente do Bitaites, onde não se gosta de feeds.

Eu entendo muito bem a perspectiva que o post explica, mas há blogs que nem vale a pena ler através do firefox ou do internet explorer.

(Para quem está de fora, uma RSS Feed é uma forma de enviar os nossos posts aos leitores a partir do momento em que são publicados. Sem que o leitor tenha de visitar o nosso site.)

O que o Marco diz no Bitaites é que gosta de apreciar os blogs como um bom café. Com calma, paciência e aproveitando todo o design e outras opções do blog. Através da feed só recebemos mesmo o texto e algumas imagens que o acompanham.

Eu digo que depende. Há blogs que leio só pela feed, outros que visito de imediato para ler com calma e ver logo os comentários. E há outros blogs que eu “vou lendo”. Passo os olhos pelos títulos, vejo se tem algum interesse e passo à frente. Outros marco para ler mais tarde com calma.

Os Blogs Não São Todos Iguais

Há blogs que foram feitos mesmo para ser veiculo de uma feed rss. São comunicados de imprensa, novidades, promoções ou outro género de informação de consumo rápido. (Blogs fast-feed?).

Na minha lista de blogs favoritos tenho uns quantos que caem nessa categoria. A bd diária do dilbert, o indexed e até o lifehacker. Para este último, passo os olhos pelas novidades e marco os posts que quero ler mais tarde e com mais atenção.

A questão final para os bloggers é muito simples “que tipo de blog é que eu quero ter?”. Se vamos criar informação de consumo rápido não há mal nenhum disso, desde que seja uma postura assumida.

Leave a Reply