O que são Relações Públicas Online?

Antes de se falar de relações públicas online é importante mencionar o que são relações públicas numa perspectiva mais “tradicional”.

E as definições de relações públicas são várias. Grunig explica relações públicas como The management of communication between an organisation and it’s publics – Grunig e Hunt (1984); mas outras definições vão focar-se mais em alguns objectivos da disciplina: To Influence the behaviour of groups of people in relation to each other. Influence should be exerted through dialogue – not monologue – with all different corporate audiences, (…) acting as a strategic resource and helping to implement corporate strategy – White and Mazur (1996).

Em 2004, o Chartered Institute for Public Relations definia relações públicas como the discipline which looks after reputation(…). Enquanto que Cutlip se referia a relações públicas como: the management function that establishes and maintains mutually beneficial relationships between an organization and the publics on whom its success or failure depends. – Cutlip et al. (2000).

Qualquer uma destas definições coloca a concepção e gestão de instrumentos de comunicação do lado das relações públicas. Sem que isso invalide o recurso a outras disciplinas, como o design gráfico, meios audiovisuais, de modo a criar uma equipa multidisciplinar de comunicação. Mas as relações públicas são também a voz activa da organização e a disciplina que deve contribuir para a estratégia corporativa.

Online_PR:Layout 1A web, como uma rede de tecnologias e plataforma de comunicação é um dos instrumentos de comunicação nos quais as relações públicas devem agir. Um dos primeiros livros que abordou a prática de relações públicas foi o do professor David Phillips, que entretanto foi actualizado.

Esta primeira abordagem sobre relações públicas online não contemplava algumas características da web. Como por exemplo o facto de ela ser um local onde a informação se encontra dispersa e por vezes fragmentada, colocando em causa a credibilidade dos conteúdos. Outra questão que desta dispersão e fragmentação, é a necessidade de contextualizar a informação e lhe dar um significado. Muitas das vezes usamos motores de busca que nos devolvem uma série de links que não pertencem todos ao mesmo contexto.

Mas mais do que isso, a web veio a ter um impacto enorme nos mercados e nas organizações, tal como explica o Manifesto de Cluetrain. Levou a uma maior transparência e porosidade da organização (no sentido em que a comunicação interna e externa já não se limita aos canais instituidos). A facilidade de comunicação e colaboração coloca mesmo em causa o que entendemos como sendo uma organização.

A juntar a isto, surgiram novos modelos de negócio, novas opções de copyright como o creative commons e mesmo formas completamente diferentes de criar algo (open source).

A componente social da web tornou-se tão evidente que surgiu o conceito de web 2.0. Como termo, foi algo cunhado pela O’Reilly e que se pode definir como: More than just the latest technology buzzword, it’s a transformative force that’s propelling companies across all industries towards a new way of doing business characterized by user participation, openness, and network effects.

Here Comes Everybody - Clay ShirkyQuem explica melhor tudo isto e um pouco mais, é Clay Shirky no livro “Here Comes Everybody“.

A tudo isto podemos ainda juntar o facto de as redes sociais servirem de motores de busca, onde podemos recorrer ao nosso capital social como forma de encontrar conteúdo com mais interesse, relevância e contextualização. É por esta razão que os blogs e as redes sociais como os blogs, Linkedin, Hi5, Twitter e Facebook têm tanta importância. No entanto, nada disto invalida que sejam aplicadas técnicas de SEO como estratégia para ajudar a organização a comunicar com o público certo e a combater os problemas de dispersão e fragmentação da informação que foram referidos.

A tudo isto podemos juntar a velocidade com que se comunica hoje em dia e a necessidade de uma reacção rápida por parte das organizações. Não só no que diz respeito à gestão de crises, também na identificação de oportunidades de negócio para a organização.

Hoje em dia, praticar relações públicas passa por dar resposta a todos estes desafios. E na componente online podemos identificar uma série de funções como:

  • Criação e gestão de canais/instrumentos de comunicação online
  • Gestão das relações
  • Investigação, monitorização e avaliação online (boundary spanning)
  • Relações com os bloggers
  • Gestão de Reputação
  • Issue Management

Para uma perspectiva mais condensada de todo este artigo, o melhor mesmo é recorrer à apresentação que criei para uma aula na ESCS e para a conferência no ISCSP. E que eventualmente serviu para o Barcamp 2009 de Coimbra.

Se estiverem à procura de algo relacionado com o tema, a apresentação tem uma série de notas com links para uma série de conteúdos relacionados. Se ainda assim não servir, podem deixar um comentário ou enviar um email, terei todo o gosto em ajudar.

14 thoughts on “O que são Relações Públicas Online?”

  1. Encontro-me a fazer uma pesquisa sobre a influência do Twitter no Jornalismo e na Publicidade. Será que tem alguns dados relativamente à utilização do Twitter com fins publicitários?
    Vendo o Twitter simultaneamente como um veículo de comunicação e de divulgação de que modo a publicidade poderá vir a ser confundida com jornalismo e vice-versa?

    Grata pela atenção,

    Joana Domingues

    1. Joana, desculpa não ter respondido mais cedo.

      Não me esqueci do teu comentário mas ao mesmo tempo não fui capaz de encontrar dados onde o twitter fosse incluído em acções de publicidade.

      Sei que a Dell usa o twitter para promoções e tem sido capaz de gerar um bom retorno em vendas. E em geral o twitter tem sido usado como canal de diálogo e não de difusão. (As tentativas de fazer do twitter canal de difusão têm tido dificuldade em mostrar eficácia/retorno)

      Um dos exemplos que encontrei foi este: http://be-a-magpie.com/ . Mas novamente, não vejo grandes provas de retorno positivo ou negativo.

  2. Gostaria se fosse possivel mandar informações
    sobre a diferença entre relações públicas nas empresa
    petroliferas e os bancos comercial.

    Eu sou Angolano e estou a preparar a minha
    monografia na especialidade de relações
    públicas

  3. cada vez mais temos de usar os meios de comuncação para comunicar, e se a internet é um meio de comunicação golbal vamos usa lo.

  4. ola DR bruno,eu estou em mestrado de estrategias de comunicação:publicidade e relações publicas e quero antes de mais felicitar te por este blog, pois para mim tem sindo uma fonte a que tenho recorrido para aprender mais e estar a par das novidades de relações publicas.
    de facto fico sempre destroçada com entro neste blog,mas pelo simples facto de n me ter candidtado ao mestrado na ESCS, porqe já vi que se aprende muito.
    enfim, o que queria pedir era que me desses alguns titulos de livros sobre as relações publicas e as redes sociais da internet.
    obrigada

    1. Marta, para dar já resposta ao teu pedido o Richard Bailey publicou uma lista de livros importantes ao longo deste ano: http://www.prstudies.com/weblog/2009/12/my-pr-books-of-the-year-2009.html

      As minhas listas de livros eu tenho no goodreads, http://www.goodreads.com/review/list/1412636?shelf=public-relations

      Não está completa, mas é uma base aceitável.

      Quanto à ESCS, sim, aprendi bastante no Mestrado e ganhei uma perspectiva completamente diferente da profissão. Mas isso agora é um tema que partilho no novo blog http://www.brunoamaral.eu

  5. ah e qualquer dia proponho ao meu director de mestrado da universidade da beira interior se será possivel organizar uma conferencia orientada por ti como orador.
    hehe

  6. Olá, Bruno Amaral! Gostaria de conversar sobre Relações Públicas Online, uma vez que estou a escrever um trabalho de faculdade sobre este assunto. Podemos nos comunicar por e-mail? Obrigada!

  7. Boa tarde, Bruno Amaral…
    Estou estudando para um concurso e no conteúdo programático consta a matéria de relações públicas com os seguintes tópicos abaixo e gostaria de saber se você tem algum material a respeito que poderia me enviar por email, por favor?
    Grata,
    Gracielle

    P.S.: Estes são os tópicos de que preciso:
    – Qualidade no atendimento ao público: comunicabilidade; apresentação; atenção; cortesia; interesse; presteza; eficiência; tolerância; discrição; conduta; objetividade.
    – Trabalho em equipe: personalidade e relacionamento; eficácia no comportamento interpessoal; servidor e opinião pública; o órgão e a opinião pública; fatores positivos do relacionamento; comportamento receptivo e defensivo; empatia; compreensão mútua.

  8. Olá Bruno,

    Tou a trabalhar num banco comercial em Moçambique na Direção de Marketing no gabinete de Relações publicas. Gostaria que desses umas dicas de estrategias para eu implementar e ajuda para eu fazer a minha tese de lincenciatura do curso ciências de comunicação. Na area de comunicação interna para motivação de funcionários se faz favor.

Leave a Reply