O Spam tem potencial para destruir a imagem de uma organização

Era isto que eu adorava dizer ao departamento de comunicação da Panda Software. Nos últimos tempos tenho recebido mails sobre o panda active scan e não me lembro de os ter pedido. E mesmo que tivesse, já estou farto de receber sempre a mesma mensagem.Pronto, este foi o momento de desabafo,agora vamos falar de relações públicas, publicidade e imagem da organização. O Panda Antivirus é bom, e disso eu não tenho dúvidas porque já o experimentei. Mas é de mau gosto que uma empresa de segurança online cause spam.

A Panda devia ter como objectivo aniquilar este tipo de práticas, protegendo os utilizadores. A mensagem acaba por ser “se não comprar o nosso produto vai receber e-mails que não solicitou”.

No outro lado do espectro, o activescan da panda é uma óptima ferramenta para comunicar com os possíveis clientes. É um serviço online que permite que qualquer pessoa analise o seu pc para averiguar se está mesmo seguro ou se tem o computador infectado. Mesmo sem remover a ameaça, é melhor ter certezas e poder tomar medidas do que estar no escuro.

Em vez de recorrer a este género de publicidade agressiva, a Panda podia recrutar prosumidores patrocinando escolas e outras instituições sociais que permitam acesso à internet. Em relação à concorrência o antivírus da panda é mais barato, e nos tempos que correm, são os mais jovens que aconselham os pais na compra de software e hardware.

Com este género de patrocínio a Panda ia ter a oportunidade de ver o seu nome em alguns meios de comunicação. E mesmo que isso não acontecesse punha vários alunos e professores a experimentar o seu software. Melhorava a imagem da organização, podia declarar-se anti-spam e defender o seu antivírus como o melhor e mais barato do mercado.

O mesmo acontece com outras empresas. Na última semana, o mail de spam mais curioso que recebi foi este:

SLOGAN DESIGN

Barcarena, 05.06.2006

Faça já o download da versão final da Tabela para o Mundial Germany 2006,
só terá de preencher os resultados que ela o informará das pontuações e qualificações daí resultantes.

Vá até www.slogan.pt/cup2006 e faça o download do ficheiro Excel que está garantidamente livre de quaisquer virús informáticos.

Como a tabela é de distribuição gratuita, agora é só enviar para os seus amigos, que eles irão agradecer.
Com os melhores cumprimentos, teste os resultados e divirta-se!

Carlos Almeida

www.slogan.pt
SLOGAN Design
>Alameda Armindo de Carvalho, 5 A
>Queluz de Baixo
>2730-211 BARCARENA
>Telf: +351 21 434 40 46
>Fax: +351 21 434 40 47
>E-mail: slogan@slogan.pt

Fiquei sem saber qual é a função da slogan design, publicidade, spam ou patrocínio do Mundial. E sinceramente, já nem estou interessado em descobrir porque o thunderbird vai apagar imediatamente tudo o que vier da morada slogan@netcabo.pt.

Como se isto não bastasse, ainda acrescentam este rodapé: “Este e-mail não pode ser considerado SPAM, desde que se inclua: informações de contacto e de remoção.
O seu endereço de mail faz parte da nossa base de dados por ter sido inserido directamente ao solicitar a nossa newsletter no nosso site.
Ao abrigo do decreto/lei 67/98 de 26 de Outubro, de regulação do tratamento automatizado de dados de carácter pessoal, o utilizador poderá cancelar os mesmos, conforme o disposto nos artigos 10° e 11°.”

Pode não ser ilegal, mas é de mau gosto e já destruiu qualquer imagem positiva que eu pudesse ter da slogan.pt . A Panda Software só não foi pelo mesmo caminho porque o meu primeiro contacto com a empresa foi ao usar o antivírus.

Leave a Reply