Planos de Marketing, A análise SWOT

Como método, a análise SWOT não tem nada de cientifico. Mas é uma boa forma de realizar sessões de brainstorming, análises internas ou apresentações de ideias.

É uma linha de orientação para analisar algo, uma empresa, um serviço ou qualquer outro elemento.

SWOT significa Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats.

Strenghts

Quais são os pontos fortes da organização ? De que modo é que os podemos aproveitar melhor ? Como é que eles influenciam a nossa posição no mercado ? ….

Weaknesses

As fraquezas de uma organização devem ser vistos como pontos a melhorar. Há sempre pequenas coisas que podemos fazer para melhorar a nossa relação com os clientes, com os fornecedores ou outro público. Da mesma forma, identificar os pontos fracos permite que a organização se prepare para o futuro.

Oportunities

Num contexto comercial este tópico relaciona-se mais com as oportunidades de mercado. Há algum nicho de mercado que a empresa possa aproveitar ?

Threats

Uma ameaça pode ser uma empresa rival, mas também pode ser uma nova legislação que nos afecta. O importante é manter uma visão abrangente quando se coloca a questão: O que é que pode prejudicar a nossa posição no Mercado?

4 thoughts on “Planos de Marketing, A análise SWOT”

  1. De referir ainda que as Forças e Fraquezas são maioritariamente aspectos internos à organização e as oportunidades e ameaças têm origem sobretudo no ambiente envolvente à empresa.

    É de facto uma das muitas análises a ter em conta numa organização, de realçar que esta não deve ser realizada apenas uma vez deve sim ser repetida em intervalos de tempos muito regulares.

  2. Poderá não ter nada de ciêntifico, mas não vejo que a utilidade principal seja o brainstorming.

    Um gestor isolado deve ter sempre em mente, a “situação swat” da sua empresa.

    Aquele quadro típico do SWAT, funciona como uma agenda, um livro de notas, onde de forma simples se pode arrumar a realidade da empresa.

    No extremo, podemos pensar que qualquer facto ou característica da empresa pode ser encaixada numa dessas células, ou até mesmo ter uma “sombra”;
    Ponto fraco e oportunidade, por exemplo.

  3. desculpem mas será que há alguem q saiba fazer uma análise swot?(e não swat como este pseudo intelectual diz),uma análise swot n é apenas uma lista de pontos fortes,fracos…mas relacionar os pontos que previamente foram observados ou seja se temos um ponto forte como é q este pode minimizar uma ameaça,isto sim é o que deve ser feito numa análise swot e n uma lista organizada como ali o intelectual diz

  4. Prezados
    SWOT análise é um excelente ferramenta de maketing onde usamos para analisar os pontos fortes e pontos fracos, as ameaças e as oportunidades.
    Para as ameaças e pontos fracos temos que transformá-las em oportunidades
    O SWOT anélise é uma das muitas ferramentas de marketing para fazer o planejamento estratégico de uma empresa.
    Estou procurando um livro específico sobre SWOT análise.
    Sou professor de faculdade e pesquisador, lancei recentemente meu livro TOYOTISMO – Reduzindo desperdício e aumentado lucratividade – Editora Pleiade – http://www.editorapleiade.com.br

Leave a Reply