Planos de Marketing – O Posicionamento

Estou a escrever este artigo como forma de clarificar para mim e para os leitores a ideia de Posicionamento.

Eu sou capaz de identificar o posicionamento de uma marca ou de um produto. Mas ainda sinto a necessidade de solidificar melhor a explicação que dou às pessoas.

Num exemplo prático. O smart tornou-se num carro que tem os condutores mais jovens como público alvo. O posicionamento deste produto é ser um veiculo prático, fácil de estacionar e com um design moderno.

A wikipedia refere 3 tipos de posicionamento:

  1. Functional positions
    • Solve problems
    • Provide benefits to customers
    • Get favorable perception by investors (stock profile) and lenders
  2. Symbolic positions
    • Self-image enhancement
    • Ego identification
    • Belongingness and social meaningfulness
    • Affective fulfillment
  3. Experiential positions
    • Provide sensory stimulation
    • Provide cognitive stimulation

No primeiro grupo o posicionamento é feito consoante a função do produto. O melhor exemplo que encontrei foi a mobiky. Um produto que tenta solucionar o problema de transporte individual nas grandes cidades.

O posicionamento simbólico é fácil de explicar, trata-se de produtos a que se associa uma determinada imagem social. Pode ser algo tão simples como um caderno Moleskine ou algo mais elaborado, como um carro de luxo.

Outros produtos, como as águas gaseificadas ou as bebidas energéticas, ficam na terceira categoria de posicionamento. A sua posição no mercado está ligada à experiência de consumo.

Portanto, o posicionamento está ligado à identificação do valor acrescentado do produto. Depois de identificado esse valor, é criado um plano de comunicação que permita transmitir essa ideia ao mercado. O objectivo é que as pessoas associem o nosso produto (ou marca) ao problema que lhes é apresentado.

15 thoughts on “Planos de Marketing – O Posicionamento”

  1. bem, eu estive 3 anos a estudar Marketing e tivemos a possibilidade de falar sobre esta questão do posicionamento aquando da postagem, mas só hoje tive algum tempo e paz de espírito para comentar.

    ora bem, no meu projecto final do curso um dos aspectos a destacar era obviamente o Posicionamento, visto ser um Plano de Marketing, e então a definição por mim utilizada (baseada em algumas leituras, mas feita por mim) foi a seguinte:

    “O posicionamento de uma empresa ou produto é a imagem mental que os seus criadores ou proprietários pretendem que os seus clientes (actuais ou potenciais) tenham do mesmo, e que dá uma ideia de como essa empresa ou produto se coloca em relação às restantes empresas ou produtos disponíveis no mercado.”

    penso que é mais ou menos a ideia básica do posicionamento.

    aqui há alguns meses o Dr. Jorge Aguiar do Departamento de Marketing da BMW perguntou à minha turma o que era uma marca… nunca tinha visto a minha turma tão calada… até que eu sugeri que “uma marca é a imagem e a ideia daquilo que a empresa representa para cada pessoa!” e o Sr. agradeceu a ajuda e concordou plenamente com a minha definição, passando depois a explicar que era exactamente isso, pois hoje em dia (e peço-te desculpa por ir buscar este exemplo, mas foi o dado na altura) as empresas vivem mais da imagem que as pessoas têm destas do que propriamente daquilo que realmente são, ou seja, no caso dos automóveis, um cliente hoje em dia ao comprar um Opel Corsa com um motor diesel de baixa cilindrada, está a comprar um motor de origem Fiat, que tem fama de ser uma marca menos fiável do que a Opel… pensando cruamente, pode-se pensar “então e porque não comprar logo um Fiat?”, e é nesta fase que entra o factor Marca, pois as pessoas desenvolvem uma ideia, uma imagem mental das empresas e a partir delas baseiam as suas escolhas, e é por isso que apesar de ter um motor baseado na Fiat, um cliente perfere comprar o Opel ao Fiat, pois a sua imagem da Opel é bastante mais positiva do que a Fiat o que lhe inspira confiança e condiciona as suas escolhas.

    (espero não me ter alargado muito Bruno, e espero te acrescentado algo ao teu artigo! 😉 ) abraços

    1. Concordo em quase tudo na definição apresentada, apenas queria acrescentar algo que me parece importante.

      Posicionamento é realmente a ideia mental que o cliente tem de determinado produto marca ou instituição. No entanto a ideia que queremos que o cliente tenha ai já é posicionamento potencial pois nem sempre o posicionamento que pretendemos é o posicionamento efectivo. Espero não estar a ser de qualquer forma arrogante, apenas pretendo ajudar.

  2. De que forma poderia ser o posicionamento de uma empresa que produz software e que tem como seu carro chefe um software de controle de RH e registro de ponto?

  3. Deivid, não sei responder à tua pergunta. Podia descrever aqui uma série de posicionamentos possíveis mas no fim depende tudo do diagnóstico que for feito à empresa.
    É preciso saber em que áreas ela tem mais lucro, como é vista pelas pessoas, o que se diz sobre ela online, quem são os concorrentes…

  4. preciso de um plano de marketing já feito de uma empresa conhecida.
    sou estudante do 3 ano de gestao de mkt.
    se arranjarem algo mandeime para o mail.

    1. Cara,

      Estou na mesma situação. Faço 5° Período de Administração e tenhho que apresentar em sala de aula um Plano de Marketing de uma empresa. Se tiver, me envie por favor.

      abs,

      Edvaldo

      1. Boa tarde vi o seu comentário no blog e também estou quase na mesma situação que o senhor só o que difere é que estou a fazer relatório de estágio. Dispõe de documentos sobre o assunto ? poderia-me ajudar ?

        Cumprimentos,
        Emanuel Filipe do Amaral Ferreira

  5. Lamento mas não será possível. Este blog tem como objectivo ser um recurso de estudo e não um local onde se possa pedir que nos façam o trabalho de casa.

    Pensem nisto antes de colocarem comentários a pedir planos de comunicação ou enviarem email a pedir ajuda em teses ou outros trabalhos académicos.

  6. olá gostaria de saber o que é o controle do posicionamento.Trabalho com cartuchos reciclados e preciso incluir em um relatorio ao meu superior

  7. olá. estou no ultimo ano do curso de marketing, e estou a estagiar num hospital como relaçoes publicas (…). Nao tem sido complicado desempenhar a minha função, complicado é construir um relatorio de estagio que se encaixe na função que estou a desempenhar. Seria possivel dar-me uma orientação de modo a que haja no meu relatorio um fio condutor. aguardo resposta.obrigado.

  8. sou estudante do 4º ano de gestao de empresas. gostaria que me fizessem um plano de marketing de produtos informaticos para uma ilustracao em aula. se for possivel enviem para o meu e-mail

Leave a Reply