O Que São Podcasts?

Gosto da definição da TSF para o termo podcast : “O podcasting é a técnica de distribuição de conteúdos áudio através da Internet.” Significa que cada pessoa pode ouvir os programas que quer, quando quer. A técnica evoluiu e hoje já encontramos podcasting de videos.

Então o que é preciso para ouvir um podcast ? Basta um leitor de mp3 como o winamp ou o itunes. Clica-se no link do podcast, escolhemos a opção de abrir o link através do nosso programa de mp3 e o assunto está arrumado. A partir dai o programa faz o download sempre que houver novos episódios.

Lembrei-me de falar em podcasts porque hoje encontrei a directoria de podcasts do yahoo podcasts.yahoo.com/ . Ainda está na fase Beta mas promete. Podemos procurar por novos podcasts, ouvir os episódios sem precisar do winamp ou outro programa, facilita a gestão dos podcasts subscritos. Simples, directo, user friendly, eu gosto!

Então e o impacto na Comunicação Social? No meu ponto de vista vai ser preciso rever a forma como usamos a publicidade, vai ser mais fácil saber quantas pessoas ouvem os programas, coloca-se a questão de ter podcasts gratuitos e pagos.

Mas não acho que o podcast vá tirar o lugar à rádio tradicional. Vai afectar os conteúdos e as formas de trabalho das Rádios. A TSF e a Rádio Comercial já começaram a apostar nos podcasts, o Nuno Markl já tem os seus programas disponíveis na iTunes Music Store. Ou seja, nesta primeira fase aproveitam-se os programas que já existem para facilitar a vida aos consumidores. E até agora estes são os únicos podcasts nacionais que subscrevo.

O mercado de leitores de mp3 em Portugal também vai ter influência no podcasting. Os leitores de mp3 portáteis são cada vez mais acessíveis, e esses sim podem roubar ouvintes à rádio tradicional. Já se começam a ver carros que incluem à partida ligação para o iPod ou qualquer outro leitor de mp3 com ligação USB.

Não vale a pena lutar contra a mudança no mercado de conteúdos áudio. Em vez disso as rádios podem aproveitar e investir em podcasts, patrocinados por uma ou duas empresas. Estes podcasts nem precisam de estar incluídos na programação habitual.

Dá dinheiro ? Sim, pode dar, basta que os ouvintes estejam registados no site. É mais fácil angariar patrocínios quando podemos dizer que o Podcast X tem 300 ouvintes subscritos e que se enquadram no público alvo do patrocinador.

Para quem quiser saber mais sobre podcasts nacionais, fica o link para o blog industrias-culturais.blogspot.com/ onde há alguns posts sobre o assunto.

Bem acho que isto já é uma boa introdução ao podcasting. Agora quero as tuas dúvidas por mail ou comentário no blog!

Leave a Reply