Posso colocar um link?

Estou a ajudar um amigo a motar um blog, e a certa altura ele colocou-me esta pergunta. Do meu ponto de vista, podemos e devemos colocar links que se relacionam com o nosso tema.

O website que recebe o link, pode manifestar-se contra? Pode, mas a não ser que hajam circunstâncias pouco habituais não vejo razão para isso.

Um link de texto que diga “associação portuguesa de…” é perfeitamente inócuo. Neste caso não há qualquer base para pedir que o link seja retirado. Se for algo como “a associação portuguesa de…. apoia este site” a história é diferente. Apoia mesmo? Existe um comunicado que mostre esse apoio ? Se a afirmação for falsa, a associação que recebe o link pode e deve manifestar-se. O mesmo acontece se se tratar de um banner ou botão com o logotipo.

Mas em geral, é raro haver razão para nos preocupar-mos com quem nos dá links.

2 thoughts on “Posso colocar um link?”

  1. A questão do link nunca se põe, como tu dizes, o que pode ser censurável é uma afirmação falsa, seja ela acompanhada ou não de link.
    Apesar disso há sites que teimam em ter link policies, pensando que podem criar regras para a forma como são linkados, dizendo que não são permitidos links a não ser com a expressão XPTO e que os links têm de ser todos para a página principal, etc.

  2. Contaram-me um caso mais curioso. Uma organização Contactou um webmaster e explicou que não queriam estar associados ao site em questão.
    Eu até compreendi e aceitei o argumento quando me explicaram o contexto. No entanto, depois disto criaram uma link policy que se limita a dizer “todos os websites que colocarem links para o nosso devem ser previamente aprovados”.

Leave a Reply