PR Conversations, Sobre o Estado das Relações Públicas em Portugal

Há umas semanas surgiu um post no PR Conversations onde o João Duarte fez uma sintese do panorama de Relações Públicas em Portugal.

I asked a couple of friends to share their thoughts about the year 2008 for Portuguese PR. The sector is growing firmly despite of the economic context. Important steps towards professionalism have been given with new courses being offered at the post graduate level, and the recent publication of the Code of Professional Conduct by the Portuguese Association of Business Communication is a landmark.

Quando vi o post, achei que ia suscitar comentários nos blogs portugueses de comunicação, em especial no da Lift e da LPM que são mencionados.

Não foi o caso. Até agora não encontrei qualquer referência ao post.

E esta falta de diálogo só me leva a reafirmar o que tenho vindo a dizer: que os blogs de relações públicas têm falado demasiado entre si e pouco com os clientes ou outras partes interessadas. É válido que o façam, mas se isso não trouxer resultados então deixa de ser um esforço de comunicação profissional. Passa a ser comunicação pelo prazer da comunicação tal como acontece nos blogs pessoais.

E ainda a respeito das agências, fica novamente o link para o código de conduta da APCE, por achar que merece um pouco mais de divulgação do que a que teve até agora.

2 thoughts on “PR Conversations, Sobre o Estado das Relações Públicas em Portugal”

Leave a Reply