Qual é o Propósito de um Website ?

Esta pergunta tem rasteira. Há websites que só servem para “estar lá”.

Mas vamos começar do inicio, há websites muito valiosos pelo simples facto de estar no topo de uma pesquisa por uma palavra muito usada. Ou porque simplesmente têm muitas visitas diárias seja porque razão for.

Da mesma forma, estamos sempre a contar que as grandes marcas tenham websites. E de facto têm mesmo que seja só para mostrar um logotipo e alguns produtos mais vendidos bem como contactos do gabinete de comunicação. Isto porque não fazem o seu negócio online, nem usam a web como veiculo de comunicação com os clientes.

Então para que criaram o website ? Para estar online, cumprir as expectativas dos clientes e outros interessados na marca.Encontrei uma marca que exemplifica isto bastante bem, experimentem visitar delta.pt.  E lá está, o website de uma empresa que nada tem a ver com café.

O site da Delta Cafés está na morada delta-cafes.pt. O ideal teria sido a delta conquistar a morada delta.pt, mesmo que não a estivesse a usar, só para garantir um recurso de comunicação importante. Felizmente a empresa conseguiu contornar o obstáculo com uma morada semelhante. Mas podia simplesmente registar ambas (no entanto não sei se as normas da fccn permitem registar dois domínios .pt).

Felizmente, uma pesquisa por Delta mostra o website correcto no topo dos resultados de pesquisa (do google.pt). Outras marcas podem não ter a mesma sorte.

Para esclarecer, há empresas que têm de criar websites para garantir a morada que lhes interessa possuir. Pode ser só um logotipo ou apenas texto. O que interessa aqui é:

  • uma morada simples e fácil de transmitir,
  • um website que corresponda à imagem institucional,
  • ir ao encontro das expectativas dos visitantes ocasionais (que tentam adivinhar a morada do site antes de fazer pesquisa),

Há outros objectivos para outro género de websites, mas esses ficam para outra oportunidade.

5 thoughts on “Qual é o Propósito de um Website ?”

  1. O gamil.com foi registado bem antes do Google pensar em abrir um serviço de E-Mail.

    Apesar do domínio gmail.com ser mais antigo… que o próprio google, este não era inicialmente deles.

  2. Ja me vieram contar algumas pequenas batalhas pelo domínio gmail.qqcoisa.

    Se bem me lembro uma delas era sobre o dominio .co.uk, que a google perdeu.

    Mas o ponto fulcral da questão é que as organizações precisam de garantir a sua imagem online, onde ela está mais vulnerável se não se agir depressa.

  3. E o contrário também.

    Existem muitos pequenos sites/serviços que nunca chegam a registar a Marca.

    Se entretanto alguém a registar tem direito a reclamar o domínio (depende dos tld’s).

  4. Cláudio, não quis dizer que a ‘Gamil design’ se aproveitou do ter um nome semelhante ao Gmail. Nem pouco interessa quem é que registou primeiro o domínio – apenas quis dar relevo a um sítio/empresa que soube lidar, de uma forma divertida, com a situação, o que não é assim tão comum. Já dei por mim a explorar o sítio da ‘Gamil’ só pela forma como fui ‘recebido’.

Leave a Reply