relações públicas, os media e os bloggers

Uma das funções do RP é ser intermediário entre a organização e os meios de comunicação social. Em suma é lidar com os jornalistas. Mas como é que o RP deve lidar com os bloggers ?

Esta questão está relacionada com o Jornalismo Cívico. Bloggers que publicam artigos com a qualidade e o rigor dos jornalistas profissionais.

O acesso à carreira de jornalista é um percurso relativamente árduo que está sempre em debate. E dificilmente vamos ver um blogger a receber a carteira de jornalista. Isso não os impede de ter um potencial de comunicação elevado.

Do meu ponto de vista, o Relações públicas tem de saber avaliar o blogger e os respectivos blogs que ele publica. Conforme a informação que reune, decide se lhe dá acesso ao mesmo material que distribui pelos jornalistas.

Existem bons e maus bloggers da mesma forma que existem bons e maus jornalistas. Com a diferença de que um jornalista profissional tem mais a perder quando não aplica os códigos de ética e deontologia que a classe defende. Um blogger é um risco maior, não está ligado a uma redacção e é relativamente desconhecido.

Em última análise, é muito mais fácil lidar com a falta de rigor de um jornalista. Um blogger só poderá ser responsabilizado colocando o caso em tribunal.

Leave a Reply