Responsabilidade Social das Empresas – A moda Verde

Tenho visto várias empresas a manifestar uma preocupação com o ambiente. Recentemente reparei numa noticia sobre empresas de IT que se uniram nesse sentido.

O publico alvo destas empresas é constituido pelos quadros mais elevados de administração. Aqueles que decidem adquirir ou não um determinado serviço de outsourcing.

No entanto essa postura parece demasiado focada nesse público alvo. Surge nas publicações que esse público lê, é apresentada em propostas de serviços, faz parte de alguma comunicação interna. Mas em geral são uma série de medidas muito tímidas do ponto de vista da comunicação.

Se o objectivo são as vendas, acho que essa postura deve ser bem assumida e dirigida a todos os stakeholders, não apenas ao público alvo.

As formas de o fazer até são bastante simples. Podemos dedicar uma secção do website a apresentar a nossa postura de responsabilidade social e defesa do ambiente. Ou podemos mesmo ir mais longe e criar uma canal de comunicação completamente novo com o objectivo de envolver os stakeholders.

Um blog pode ser usado com este fim. Mas é fácil ir mais longe e usar outros canais de comunicação. O truque será sempre conseguir criar sinergia entre os canais de comunicação que já existem e o novo. Seja re-publicando conteúdos de uma newsletter interna, adaptando os comunicados internos para publicar no blog, ou até envolvendo a comunidade na partilha de videos, dicas e truques para ajudar o ambiente.

O perigo desta atitude surge se não for apoiada por acções concretas. Não podemos afirmar ser uma empresa ecológica se desperdiçarmos energia, ou se não reciclarmos.

Ou seja, se o público interno não apoia com actos nem dá continuidade à mensagem, a postura ecológica cai por terra. Mas se a postura ecológica for sólida e bem apoiada por todos os níveis da organização, facilmente a moda verde se torna hábito.

2 thoughts on “Responsabilidade Social das Empresas – A moda Verde”

  1. Este comentário não tem nada a ver com o assunto, é apenas uma chamada de atenção para a string da data, no index. Em vez de aparecer a data correctamente, aparece isto: “24 dEurope/Lisbon October 2007”

Leave a Reply