Retorno de Investimento em Relações Públicas

O que são as relações públicas e o que podem fazer pela minha empresa?

Quando falamos de relações públicas online, estamos no fundo a falar na gestão da comunicação e das relações que surgem com os diferentes públicos. Ter um gabinete de relações públicas significa que temos um gabinete cujo o objectivo é criar estratégias de comunicação eficazes que poupam recursos e identificam oportunidades. Significa ainda que temos uma equipa de profissionais que nos pode fornecer informação indispensável para tomar decisões e definir estratégias.

Qual é o Papel das Relações Públicas Online?

A web tem um papel importante no processos de tomada de decisão dos diferentes públicos, e por isso mesmo é importante que as organizações tenham uma presença online adequada.

Na prática estamos a falar de ter um website devidamente concebido, para exprimir devidamente a identidade corporativa, a missão, visão e valores da empresa.

As relações públicas online também se manifestam na gestão de outros suportes e canais de comunicação online, como seja o caso de blogs, wikis, microblogs, podcasts e toda uma série de tecnologias que facilitam o contacto com públicos chave e com relevância para os objectivos da organização.

Estudos de Caso

A empresa eFootprint especializa-se em realizar auditorias online. Numa análise da Easyjet, a empresa concluiu que o website podia ser melhorado para ser mais eficaz, através de optimização para motores de busca. Foi possível identificar vários websites (blogs e outras redes sociais) onde a Easyjet era mencionada, sem qualquer participação corporativa.

Segundo o relatório e por esta razão, a Easyjet poderia beneficiar de uma estratégia de Social Media, participando nas comunidades que existem em torno da empresa e do serviço de viagens low-cost. Existe ainda uma necessidade de gerir o conteúdo online, de modo a contrapor os efeitos de comentários e apreciações que são mais negativos para os interesses da Easyjet.

Qual é então o retorno de investimento em relações públicas?

Da mesma forma que não tomamos decisões sem recolher o máximo de informação, não podemo comunicar online sem ter uma noção do contexto em que estamos a comunicar. O retorno de um investimento em relações públicas não se limita à concretização de objectivos de negócio (vendas, parcerias ou recrutamento ); traduz-se também em comunicação mais eficiente e eficaz, identificação de oportunidades e melhor gestão de crise.