RSS Readers

De uma forma geral, uma RSS feed é uma forma de transportar o conteúdo de um website para outros usos. É uma óptima forma de ler blogs, permite-nos receber podcasts, “fotocopiar” conteúdo de outros sites etc. Não vou perder tempo a explicar as RSS a fundo, mas quem quiser mais informação tem a hipótese de ler o post de Pedro Timóteo no blog a Arte de Blogar


O que me deu a ideia para falar sobre RSS aqui, foi ter encontrado este artigo
taking rss beyond headlines sobre os vários usos que elas têm. Claro que não se fala de todos os seus usos.

Hoje em dia, o site yahoo usa a tecnologia RSS para as suas widgets. Widgets são pequenos programas que além de ficarem bonitos no ambiente de trabalho, mostram os títulos dos jornais à medida que eles são publicados, avisam-nos do estado do tempo, substituem o relógio do Windows e exibem os últimos posts de um blog ou fórum entre outros usos.

Se estiverem interessados podem experimentar o yahoo widget engine. Se por outro lado quiserem apenas experimentar as RSS para poupar tempo a visitar os vossos sites mais habituais, há vários RSS Readers disponíveis. Os meus favoritos são o feed deamon e o Attensa.

Larguei o Feed Deamon quando encontrei o Attensa. Este último integra-se com o Outlook e exibe as feeds numa pasta � parte, mas como se fossem mails. Para mim é muito mais fácil pesquisar e ler só as feeds mais recentes através do Outlook. O Downside é que já re-instalei o programa mais vezes do que as que me lembro. O Attensa ainda está em fase beta e por enquanto é gratuito.

O próprio firefox já traz funções RSS integradas através das Live Bookmarks. Se isso não for suficiente, podem ainda experimentar o Pluck que funciona em conjunto com o FireFox.

Para quem ainda não estiver satisfeito, o google tem um rss reader online, em fase de testes : http://www.google.com/reader/ . Não me fez esquecer o Attensa, mas vai ser útil quando precisar de ler as feeds e não estiver em casa.

Leave a Reply