SEO vs Marketing e Publicidade

SEO é de uma forma simples, um conjunto de técnicas para melhorar a posição do nosso site nos motores de busca.

Parte do SEO tem a ver com as palavras chave. Escolhemos uma série de termos que nos interessam captar e colocamo-los em posições estratégicas das nossas páginas. Na programação da página (meta tags), nos títulos das páginas, no texto que descreve as imagens…etc.

Agora vamos complicar um bocado. Estamos a tentar promover um bar. Que palavras chave é que iam constar da nossa lista de SEO ? Bar, café, restaurante ? E se o bar se chamasse ?

O pessoal do marketing e publicidade ia dizer de imediato : é a nossa Marca, parte integrante da nossa imagem, tem de constar da lista de termos para a estratégia de SEO.

Um programador bem disposto começava a rir-se nesta altura. Dizia “Tudo bem” e a estratégia de SEO caia por terra antes de começar. A razão é muito simples: São termos demasiado genéricos. Tentar ser número 1 nos resultados de pesquisa por “café” ou “bar” não vai dar grande retorno. Provavelmente nenhum.

Da mesma forma, o nome do bar deve ser algo novo, o mais único possível. (Aqui os marketeers, RP’s e publicitários concordam todos…) Se for um nome muito genérico nem vale a pena pensar em SEO para esse termo.

Agora vamos inverter papeis.

Um programador dirige-se ao director de marketing e oferece-se para perder um dia a optimizar o site para motores de busca. Imaginando que o director de marketing e o programador até têm uma boa lista de palavras chave, vale a pena?

Eu acho que não.

O rendimento de um café ou de um bar vem dos clientes habituais. É com esses que nos devemos preocupar. Eles moram perto ? Trabalham nas redondezas ? Então se calhar é melhor procurar estratégias de divulgação mais focadas na posição geográfica.

Leave a Reply