Sócrates, a Wikipédia e outras histórias

josé sócratesO tema do momento tem sido José Sócrates e a modificação da sua entrada na Wikipédia. O caso foi exposto pelo blog Zero de Conduta. Mas antes de falarmos do tema, vamos à contextualização.

A Wikipédia pode ser editada por qualquer pessoa.E recentemente alguém preparou uma ferramenta que nos diz se um determinado IP editou alguma entrada. De facto, um IP gov.pt editou a entrada relativa a José Sócrates. Retiraram-se elementos relativos ao caso da Universidade Independente. Sabe-se que o computador usado pertence à rede do CEGER, mas não sabemos quem foi.

O António Dias do Marketing de Busca referiu a forma como o caso teve impacto nos Jornais. Segundo ele, apesar de por vezes ser atribuida a fonte, não foi dado o devido link aos visitantes. Nalguns casos semelhantes em que notícias têm os blogs como origem, os jornalistas por vezes nem assumem a fonte. Quanto mais atribuir a ligação devida nas suas versões online.

Então os Srs Deixam-se Apanhar ?

O que me espanta no caso é que tenha sido tão fácil identificar a origem das alterações. Existem várias formas de esconder os nossos traços online. Usar um computador oficial do governo não é uma delas.

Acredito que muita gente faça o mesmo género de alterações à wikipédia, com a diferença que beneficiam de um perfil mais discreto que o Primeiro Ministro. No ContraFactos, Pedro Fonseca explica que o jornal O Público também participou na Wikipédia, e não teve uma atitude de neutralidade. O único erro nas alterações ao perfil de Sócrates foi a forma como se abordou o problema.

As organizações ainda não sabem abordar as novas tecnologias no contexto das relações públicas. Sejam governamentais ou não. A atitude correcta teria sido usar a Wikipédia para divulgar a posição de José Sócrates e todos os contornos do caso. Em suma, informar o público.

Reuni alguns links deste caso na minha página do del.icio.us com a tag Sócrates e Wikipedia.

Leave a Reply