Tendências de Relações Públicas para 2010

Eu não estava com ideias de continuar a alimentar este blog com novos posts (sem pelo menos uma reestruturação profunda), mas este tema é demasiado importante para arriscar a que passe ao lado.

2009-12-14_2212

No twitter, o João Duarte lançou um apelo, que se faça um esforço colectivo para identificar as principais tendências de relações públicas para o ano de 2010.

O que gosto nesta ideia passa pelo facto de não se limitar à opinião de uma pessoa, mas em vez disso juntar sob a mesma hashtag o conjunto de opiniões. Deste modo, cada um fica encarregue de decidir por si qual a perspectiva que considera mais acertada.

Por isso, participem! Podem fazê-lo através da tag #PRC2010 no twitter, ou deixando um comentário neste post.

6 thoughts on “Tendências de Relações Públicas para 2010”

  1. Olá Bruno! no Brasil a grande tendência das atividades de Relações Públicas estará relacionada ao Esporte. Como assessoria de imprensa, como endomarketing, como captação de recursos, comunicação comunitária, estratégia de responsabilidade social, ou que aparecer na área da comunicação organizacional. O Brasil está se preparando para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016, então…

  2. A propósito, gostei muito do seu blog. E gostei muito do seu país, você mora em Lisboa? conheci esta cidade em agosto/2009.
    ***
    Por favor, não deixe de escrever, ainda que exporadicamente! eu sempre pesquiso publicações online da nossa área e leio sempre que posso as percepções dos meus colegas de profissão. Ver que a profissão progride do outro lado do oceano me traz uma sensação boa de sucesso.
    ***
    Eu também não escrevo diariamente e meu blog é mais genérico, mas pretendo falar mais sobre.

    Abraço

  3. Sou formada em Relações Públicas desde 2005, resido em Blumenau (SC) e a profissão de
    RP é desconhecida, me sinto realizada até certo ponto, por trabalhar numa instituição onde coordeno eventos em diversas áreas(saúde,Educação, Lazer e Cultura) e projetos de qualidade de vida nas empresas atuando no endomarketing. Infelizmente, se sair desta instituição terei dificuldade de me colocar no mercado em Santa Catarina. Tenho uma experi~encias de muitos anos e sinto a necessidade de novos desafios na atuação como Relações Públicas.

  4. Olá, eu estou a terminar o secundário e queria seguir relações publicas… mais estou confusa no que é ao certo esta profissão, sei que gosto de comunicar com os outros e de organizar eventos entre essas coisas e pelo visto relações publicas é uma boa, mais eu queria saber onde é melhor para exercer essa profissão, se é em Portugal ou no Brasil?, não sei se aqui tenho chances..

  5. Cara jhecy,

    Estudei e continuo a estudar Relações Públicas e trabalho na área em Portugal. Para tentar responder à questão com fundamento teria que recorrer às vastas abordagens e definições de RP. No entanto, posso falar daquilo em que acredito, as RP enquanto função estratégica de uma organização exigem muito mais do que apenas comunicar com pessoas e organizar eventos. O estudo e prática das RP implica uma aprofundado conhecimento da realidade empresarial, na sua envolvente externa e interna. Comunicar (podendo ser uma capacidade inata) implica sempre a aquisição de conhecimentos e competências muito específicos. Experimente ver planos curriculares de vários cursos de RP em Portugal e no Brasil, pode ser que ajude. Conheço apenas a realidade em Portugal e no que respeita à minha experiência, a prática da profissão é cada vez mais usual, pelo menos a questão operacional da assessoria mediática…Acredito, pelas várias produções de trabalhos e estudos académicos que, no Brasil a profissão luta por se definir, mas não conheço a realidade do país.

    Boa sorte na decisão.

  6. Olá,

    Meu nome é Karine Serezuella e faço a divulgação do site Conexões Itaú Cultural – Mapeamento da Literatura Brasileira no Exterior (http://www.conexoesitaucultural.org.br/) e neste momento estou divulgando a abertura das inscrições do edital Rumos Literatura 2010-2011 do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br/rumos).

    NOVIDADE: estrangeiros residentes fora do Brasil também podem se inscrever, de acordo com o tema solicitado no edital. Inscrições gratuitas.

    Por favor, forneça o seu e-mail para que eu possa enviar o informativo do edital Rumos Itaú Cultural Literatura para estrangeiros.

    Grata pela atenção e à disposição para esclarecimentos
    Karine Serezuella | Comunicação Dirigida | Itaú Cultural | São Paulo, Brasil.
    Tel 55 11 3881-1710 | kacks.sere@gmail.com

Leave a Reply