Um Blog Precisa de Comentários?

corpodormentePois, lá está. Depende do objectivo do blog. Uma das razões pelas quais gosto do blog do Bruno Nogueira é a falta de comentários.

Até porque já estou a ver o tipo de comentários que iam aparecer com mais frequência. E garanto-vos que não iam ser daqueles com algo para dizer…

Há blogs que só servem para partilhar qualquer coisa e nesses podemos dispensar a habitual palmadinha nas costas. O comentário de um amigo que gostou muito ou de alguém que se limita a dizer “está muito giro”.

Mas há blogs com o único objectivo de abrir o diálogo. Há até blogs onde o propósito é ser agredido e estar lá para falar em defesa própria.

O corpodormente e outros blogs mais pessoais ou com objectivos diferentes do habitual podem (e alguns até devem) deixar de parte a opção de comentar os posts. Com os blogs de organizações a conversa já é outra. A web já se transformou há muito tempo de um meio de comunicação de massas, para um meio de diálogo em massa.

Tenho pena das organizações que ainda não perceberam isto e tentam controlar o diálogo, seja pela censura ou participação desenfreada.

One thought on “Um Blog Precisa de Comentários?”

  1. As notícias disponíveis no site do jornal “Público” permitem comentários. A ideia não é totalmente descabida, mas pelo que se vai lendo, nota-se que é cada vez mais necessária a intervenção de um moderador. Mas isso não é o pior.
    Há uma opção no final de cada «take», que eu acho completamente despropositada: o sinal de «visto» em frente à frase “Considera este artigo interessante?”. Para que serve? Para nada. O pior é que não há chance de arrependimento – isto é, quando, mesmo por engano, se clica no «V», não sai mais. Enfim, uma utilidade estatística sem critério nem grande utilidade.

Leave a Reply