uma feed parcial, tem vantagens ?

Estava a ler um blog através do google reader, e percebi o que devia ter sido óbvio. O blog em causa só envia para o google reader o primeiro parágrafo do post.

Geralmente, quando fazemos isto, incluímos um link que diz qualquer coisa como “ler mais…”. Não é o caso, e eu passava os olhos pelo texto e seguia em frente.

No relações públicas, também houve uma altura em que eu só colocava na feed rss (enviada para o tal google reader) o primeiro parágrafo. Quando pedi feedback aos leitores, o Sérgio Rebelo disse o seguinte:

Acho que os teus artigos puxam os comentários, pelo menos a mim puxam, mas se calhar é porque me OBRIGAS a vir aqui e não me deixas ler o artigo completo no Google Reader (antes era o Bloglines). Pois… isso é o que eu não gosto no teu blog. Não publicas a feed com o artigo completo, mas se calhar resulta, como já disse, em mais comentários.

A ideia era essa, mas o que se passou foi o oposto. Tenho mais comentários e impressões de página agora, porque envio o conteúdo completo para o google reader.

Há casos em que o site nem envia o primeiro parágrafo ao google reader. Em vez disso envia só o titulo do artigo. Um caso curioso, subscrevi há tempos à feed do observatório de imprensa, mas ainda estou para entender a razão de ser daquela feed rss.

Hoje  em dia só vejo duas razões para não enviar o conteúdo completo ao google reader. Ou temos publicidade no site, ou então queremos proteger os artigos do plágio.

5 thoughts on “uma feed parcial, tem vantagens ?”

  1. Não vejo realmente nenhuma razão para ter feed parcial. A LPM pode ter um feed parcial porque tem “pull”. Há blogs assim que aceitas o feed parcial porque queres mesmo ler o que a pessoa escreve. Eu faço o mesmo com o do “Aarão Parede” e mesmo assim tenho 30 artigos por ler…

    Há a ideia errada de que os leitores optam por ler o feed no agregador (feed completo) ou no blog (feed incompleto). Na realidade, e havendo escolha em abundância, os leitores seleccionam as suas opções transversalmente. A prazo vão acabar por preterir os que fornecem feed parcial, a não ser que a recompensa por cada clique continue a ser elevada (e nestas coisas de expectativas elas tendem a decrescer)…

  2. Isso já não é um problema para mim. Se usam o Greasemonkey e o gReader, instalem este script no Greasemonkey: Google Reader Preview! Em vez de aparecer apenas o texto do post, aparece o a página do blog! É muito mais prático porque assim podemos também ver logo os comentários (se existirem) sem ter que abrir uma nova tab.

Leave a Reply