Blogs de Nicho: Formas de os Rentabilizar

Este artigo é escrito por Sérgio Rebelo e é o quarto de uma série de artigos sobre Blogs de Nicho.

1. Blogs de Nicho: Introdução
2. Blogs de Nicho: Diferentes Abordagens
3. Blogs de Nicho: As Fontes de Informação
4. Blogs de Nicho: Como os Promover

Quando se fala em rentabilização de Blogs vem imediatamente uma ideia à mente: Publicidade.

É verdade que a publicidade é o meio mais fácil e rápido de tirar rendimentos de um Blog, mas nem sempre é o mais eficaz.

Os diversos sistemas publicitários existentes pagam por Click (PPC) ou por impressão (PPV), mas para que os resultados sejam razoáveis é necessário ter bastantes visitantes, o que nem sempre acontece com os Blogs de Nicho.

No caso dos Blogs de Nicho, a melhor opção, dentro da publicidade, é vender o espaço publicitário directamente aos anunciantes, uma vez que assim pode-se valorizar o Factor mais importante que um Blog de Nicho tem na venda de publicidade: A Segmentação do target.

O anunciante, ao anunciar num Blog de Nicho, sabe exactamente para quem é que está a anunciar. Isso paga-se!

Devemos ter no Blog, de forma bem visível, ligações para que potenciais anunciantes nos contactem e podemos, nós mesmos, contactar eventuais anunciantes. Pessoas e Empresas da área do nosso nicho que já anunciam na Web em outros sites são candidatos ideais aos nossos contactos.

No Contacto Comercial, devemos vender bem o produto, utilizando para isso estatísticas e os dados de segmentação da nossa audiência.

Mas nem só com Publicidade se pode rentabilizar um Blog, há diversas outras formas de obter rendimentos de um Blog de Nicho.

Posts patrocinados e Reviews

Cada vez há mais serviços que fazem a mediação entre anunciantes e bloggers no sentido de promover a inclusão de Artigos Patrocinados e Reviews. Tal como nas outras formas de Publicidade, estes serviços são demasiado genéricos e raras vezes servem o nicho do nosso Blog com um valor real para o nosso Post.

Se optarem por fazer Reviews ou Posts patrocinados, cobrem um valor real e tenham o cuidado de assinalar os artigos como patrocinados, de forma a manter a transparência e que a vossa credibilidade não seja afectada.

Do mesmo modo, aconselho todos a que não aceitem fazer Reviews ou Posts Patrocinados que tenham de ser positivos. Aceitem sim, fazer Artigos patrocinados com uma Review Real de um produto, serviço ou site em que apontam aspectos positivos mas também negativos do mesmo. Acima de tudo, pensem nos vossos leitores. É para eles que vocês escrevem.

Consultoria

Ao assumirem uma posição de perito num determinado assunto, o Blog pode ser uma plataforma para pequenos trabalhos de Consulta sobre o tema. Coloquem bem visível no Blog o vosso Portfolio ou Currículo bem como a vossa disponibilidade para efectuar trabalhos. O Blog é um óptimo cartão de apresentação.

Se forem profissionais e demonstrarem os vossos conhecimentos e domínios na área em que blogam, estarão já a dar um passo importante para encontrar clientes entre os vossos leitores. O vosso Blog pode ainda ser uma plataforma para conseguir um novo emprego.

Se vocês mantiverem um Blog num Nicho pequeno, rapidamente poderão ser conhecidos dentro do meio. Assim, quando responderem a um anúncio, é possível encontrarem do outro lado um vosso leitor que facilmente se decidirá por alguém de quem já conhece algo.

Livros e Workshops

Ao usar o Blog para melhorar a nossa Reputação e anunciar as nossas competências profissionais e conhecimentos sobre a área, poderemos aproveitar tudo isso e rentabilizar noutros formatos.

Vários Bloggers editam livros, umas vezes reaproveitando conteúdos já publicados no seu Blog e de outras escrevendo algo totalmente novo. Os comentários, a análise às estatísticas do Blog e o conhecimento que se tem da área podem ajudar a definir o rumo dos livros e servir de inspiração também.

Outra forma muito comum de se rentabilizar o prestígio ganho com o Blog é a participação em conferências e Workshops. Muitas participações não são remuneradas e servem apenas para cimentar a nossa reputação e prestígio, mas algumas, de cariz mais comercial e tipicamente promovidas por empresas da área são remuneradas, bem como participações nos meios de Media tradicionais como Televisão, Jornais e Revistas.

7 thoughts on “Blogs de Nicho: Formas de os Rentabilizar”

  1. Acho que a publicidade normal estraga mais, do que uma review paga. Se os utilizadores tiverem que ignorar um post fazem-no bem, agora a publicidade visual é chata, e se não for bem colocada pode ser prejudicada

  2. Eu aguentei até ao final da série para comentar de propósito.

    Sérgio, obrigado por teres aceite o convite e parabéns pela série. Conseguiste levantar uma série de ideias interessantes. E acho que podem ser a base para um diálogo sobre a forma de trabalhar dos bloggers.

  3. Como não dominava o assunto. Apercebi-me de inicio que poderia aprender variadas coisas. E foi o que aconteceu.

    Obrigado antes a ti que partilhaste mais uma vez conhecimento com todos.

Leave a Reply