Como atrair visitantes ao nosso blog

O tema só por si já é suficiente para se dividir por vários posts. Mas este é sobre a Agenda da blogosfera. Na próxima semana este artigo vai ser seguido por um exemplo prático.
A Agenda dos media refere-se aos temas ou às notícias do momento. Os meios de comunicação não determinam esta agenda de forma organizada, ela surge como resultado da selecção do que é notícia (por parte dos editores, dos jornalistas e tendo em conta os valores notícia)

Na blogosfera também existe uma agenda, podemos identificá-la analisando as tag-clouds do technorati. Dado o número de blogs que existem, esta agenda tem de ser observada consoante o tópico que nos interessa. Os blogs tendem a organizar-se por tópicos, temos blogs de Jornalismo, de Rádio, de Desporto e de mais uma enormidade de temas.

A agenda dos blogs surge como resultado de notícias nos media tradicionais ou de posts de bloggers mais influentes. Há temas que são de tal forma abrangentes que aparecem em blogs que nem partilham o mesmo tema. Recentemente vi isso acontecer com o lançamento do Firefox 2.

O que acontece se um blogger seguir a agenda da blogosfera ?
Para começar, é preciso ter em conta que se um tema está na agenda dos blogs vamos assistir a uma subida no número de pesquisas por aquele tema. Com alguma sorte, o nosso blog fica bem cotado nos resultados dessa pesquisa e ganhamos alguns visitantes. Se além disto conseguirmos acrescentar qualquer coisa interessante à conversa, talvez apareçam alguns links para o nosso blog.

Mas há mais! Então e depois ? Abordámos um tópico da Agenda, ganhámos uma ligeira subida de visitantes e com alguma sorte, dois ou três adicionaram o nosso site ou subscreveram à feed RSS. Talvez um ou dois regresse, mesmo sem anotar a morada. O ideal seria conseguir um ou mais artigos que dessem novo fôlego ao tema, ou ter na página principal mais informação que interesse a estes visitantes ocasionais.

Nisto tudo, o perigo é perder a diversidade do nosso blog. Mas o valor que damos à nossa diversidade de temas depende de várias coisas, como:

  • A nossa agenda pessoal
  • O nosso público alvo
  • Os objectivos do nosso blog

One thought on “Como atrair visitantes ao nosso blog”

Leave a Reply