Foi pena,

mas este blog não ganhou o Grande Prémio APCE.

O vencedor foi o blog O Planeta Agradece, da Caixa Geral de Depósitos.

Por momentos tive esperança de que o prémio de melhor blog fosse atribuido. Por várias razões: porque é um trabalho que começou em 2005, que cresceu e mudou ao longo do tempo. Foi um projecto que me fez aprender bastante e graças ao qual surgiram oportunidades fantásticas e amigos incriveis.

Mas ao mesmo tempo acho que premiar o blog “O Planeta Agradece” é algo que já vem com um ano de atraso.

Sei que a Maria João Nogueira provavelmente não liga a prémios, mas não deixa de ser um blog alojado nos blogs do sapo.

Não sei quais foram os critérios de avaliação e por isso não posso fazer comentários. No entanto, acho que se torna pertinente eu explicar o que me levou a arriscar e a concorrer como participante individual. O que se segue é o texto integral da “memória descritiva” que foi pedida aos participantes.

“RELAÇÕES PÚBLICAS” – www.brunoamaral.com

O que é o nome de uma disciplina e de uma profissão tornou-se no nome de um Blog dedicado a todos os aspectos que rodeiam o termo. Desde as perspectivas mais tradicionais passando pela vertente de relações públicas online.

Ao contrário de blogs tradicionais, este é alojado em servidor próprio, e tem como URL o nome do autor. Para gerir os conteúdos o blog usa a plataforma WordPress e tem como template a Framework Thesis – O que de melhor se faz no que diz respeito a tecnologia de Web.

Começou por ser um blog pessoal mas ficou clara a necessidade de alterar a estratégia. Por isso o título deixou de ser “Bruno Amaral” para ser “Relações Públicas”. Esta alteração veio acompanhada de uma nova linha editorial, mais focada nas questões em torno das Relações Públicas para se tornar num dos três primeiros blogs dedicados ao tema, logo a seguir ao “Relações Públicas Sem Croquete” de Renato Povoas e ao “Responsabilidade Social Das Empresas – O Contributo das Relações Públicas” de Cláudia Vau.

Para completar a alteração de estratégia, adoptou-se como logótipo uma figura de origami, como símbolo de simplicidade e profissionalismo. Criou-se assim um aspecto importante de branding pessoal que foi essencial para a diferenciação do blog.

Este alinhamento estratégico significou adoptar uma estratégia de Search Engine Optimization em torno do tema. Foram tidos em conta uma série de aspectos na forma de escrever novos posts; a participação activa junto de comunidades online; optimizar toda a programação do website para ser mais acessível a motores de busca; e a adopção de métricas para monitorar o desempenho dos esforços. Não apenas o número de visitantes, também as palavras-chave usadas para chegar ao blog, a monitorização de inlinks e outros aspectos.

pesquisa por Relações Públicas no Google. Imagem com data de 26 de Fevereiro de 2009.Hoje em dia surge como primeiro resultado do Google para o termo relações públicas na maior parte das pesquisas e é uma referência incontornável na blogosfera Portuguesa dedicada ao tema.

O retorno deste esforço tem sido medido através das oportunidades de participar no diálogo online e no contacto com outros profissionais da área.

Não são apenas estes resultados que tornam o blog “Relações Públicas” digno de ganhar o Grande Prémio da APCE, é também o facto de ter sido criado e ser gerido tendo por base uma estratégia clara de comunicação online.

Estatísticas de pesquisa do google, actualizadas a 23 de Maio de 2009Em complemento ao screenshot da pesquisa pelo termo Relações Públicas,  o google também mostra o panorama de SEO deste blog.

Gostava de poder dizer “paciência, fica para o ano”. Mas não sei, logo se vê.

Por enquanto a próxima paragem é a Conferência Bledcom 2009, para apresentar um paper em parceria com o professor David Phillips.

5 thoughts on “Foi pena,”

  1. Olá Bruno, só tenho que dar os parabéns pelo blog, onde tenho tido grandes insights numa área que sou autodidacta e o teu blog é uma boa fonte para mim.

    Com prémio, ou sem, continua o excelente trabalho!

  2. Olá Bruno,
    conheci o teu blog o ano passado e fiquei muito satisfeita por finalmente alguém falar do que são as Relações Públicas, para que servem, e quem faz verdadeiramente RP.
    Para que finalmente as pessoas deixem de associar as RP às Mayas, e a outras parecidas,… ainda que falte muito caminho para andar e muito trabalho para fazer essa terrivel dissociação, de qulaquer das formas não podia deixar de te dar os parabéns e dizer que continuarei a ser uma leitora assídua deste blog.
    Aproveito para te perguntar se não conheces alguma associação de RP em Portugal à qual me possa associar?

    1. Olá Alexandra, fico contente por saber que o blog é útil para ti e que finalmente deixaste um comentário.

      Quanto a associações… A única onde estou inscrito é mesmo a Associação de Estudantes de RP (APERPEC). Sei que existem outras mas não estou sequer a par das actividades que possam estar a organizar.

Leave a Reply