Global Pr – Associação Internacional de Relações Públicas

logotipo da apecom - www.apecom.ptFalta-nos uma associação profissional de relações públicas activa. Uma que possa regular os profissionais de RP e garantir que eles têm uma formação adequada. No campo das empresas, esse trabalho devia ficar a cargo da APECOM, no que diz respeito aos profissionais, devia ser a ARPP.Associação de Relações Públicas de Portugal

Na falta de uma, resta-nos a Global PR. Os objectivos desta associação traduzem-se por integrar as diferentes manifestações da profissão num clima de diálogo. Incentiva-se a troca de informação, tenta-se estabelecer padrões de ética e profissionalismo.
Se formos ver o website da Global PR encontramos uma lista de membros na Europa. E nem a APECOM, nem a ARPP estão na lista. Numa altura em que se assinou o Tratado Europeu acho que isto não se admite.

Para os profissionais de relações públicas isto implica várias questões:

  • Qualquer um pode assumir o titulo profissional de “Relações Públicas” sem ter formação na área.
  • Não existe nenhum vinculo aos códigos de ética e de deontologia além do bom senso e integridade pessoal
  • Os estágios são realizados consoante as regras das empresas e não com base num padrão comum obrigatório.

Temos então dois tipos de profissionais, os que possuem a formação e mostram integridade. E os falsos profissionais de RP que mesmo assim exercem e até prejudicam a imagem da profissão.

Para os cidadãos em geral,

  • Significa que não há “controlo de qualidade” quanto a quem pratica RP. Isso prejudica a qualidade das notícias que lêem e dificulta a comunicação com as organizações.
  • Pode até impedir a transparência do processo democrático devido a práticas menos claras de lobying.

A solução para isto?

Da parte da APECOM parece-me importante começar a responsabilizar a Associação pela falta de comunicação com o público. Porque, mal por mal, ainda se realizam eleições para a APECOM. Quanto à ARPP, essa certidão de óbito está assinada há muito tempo e precisamos de algo completamente novo.

Global Pr Alliance - Associação Internacional de Relações PúblicasEnquanto isso não acontece, o meu conselho é usarmos a Global PR como bússola. Existe uma newsletter que nos dá uma ideia do panorama de Relações Públicas que pode ser um bom recurso.

Leave a Reply