O fake blog da vodafone

A noticia de um blog falso anda a correr a blogosfera portuguesa porque tudo indica que é uma manobra da equipa de comunicação da vodafone. O post inicial está no blog, marketing de busca.

Em síntese, o blog relata um assalto às instalações da vodafone e o roubo de um software beta.

Sinceramente, não entendo bem qual era o intuito de criar este blog. O António Dias do marketing de busca  mostrou-se desapontado porque vê esta forma de marketing viral como negativa. Eu concordo, é uma estratégia bastante fraca onde falta o respeito pelos clientes.

Para isso seria mais fácil criar um concurso que tivesse os bloggers mais dedicados como público alvo.

O blog falso até seria aceitável se fizesse parte de uma campanha maior e se ninguém o fosse ler pensando ser verídico. Mas parece que não é esse o caso.

De qualquer forma ficamos a saber pelo menos duas coisas. Que a Vodafone entrou para a blogosfera e tropeçou no degrau; ao mesmo tempo que planeia lançar um programa para sincronizar os dados de um computador e de um telemóvel. (Pelo menos foi com essa ideia que fiquei).

Agora é altura de fazer controlo de danos e esperar que os bloggers se esqueçam do que aconteceu.

12 thoughts on “O fake blog da vodafone”

  1. O Marco refere-se a algo muito simples. Como sou administrador do blog, tenho acesso ao ip de quem comenta os artigos publicados. Isso acontece para evitar abusos de spam.

    Quando o nilAlias comentou o meu artigo sobre a vodafone, reparei que o ip dele terminava com a designação … vodafone.pt

    Partilhei a informação com os bloggers do planet geek porque muitos deles trabalham com redes e porque de todos eu devo ser o que tem menos conhecimentos na área.

    Com os dados reunidos a partir daquele IP, tudo leva a crer que o comentário foi enviado por alguém dentro da vodafone.

    Portanto, pontos a favor. A Vodafone Portugal compreende a importância da blogosfera como meio de divulgação.

    Pontos contra, a blogosfera é um meio de comunicação. A diferença é que a segunda definição implica que existe um diálogo, uma troca mútua de informação entre duas ou mais partes.

    De qualquer modo, seja porque razões forem. A Vodafone conseguiu colocar o seu nome na Agenda dos Bloggers. No entanto perdeu a oportunidade de se aliar à blogosfera.

  2. Eu descobri esse blog no próprio dia e sabem porquê? Porque estava a visitar o youtube ou o hi5 (não tenho a certeza qual dos dois) e estava um banner enorme a anunciar esse site. Como é óbvio isso para mim foi suficiente para perceber que o blog era da vodafone e não do tal grupo de amigos, porque se fosse um blog feito por um adolescente não fazia publicidade em grandes sites. Enfim… acho que realmente foi um fiasco esta espécie de estratégia… 😛

Leave a Reply