O valor dos cartões de visita e da agenda de contactos

Há tempos encontrei um artigo interessante sobre cartões de visita, e a sua importância em eventos e outras ocasiões em que se fazem novos contactos ou amizades. O artigo evidenciava a importância dos cartões de visita como fonte de informação para contactos futuros. Mas nem toda a gente tem cartões de visita.

Foi numa conferência sobre jornalismo e casos jurídicos que comecei a perceber a importância de ter uma agenda de contactos. A jornalista Sofia Pinto Coelho tinha sido convidada a falar e frisou as formas de abordar os entrevistados e a importância da agenda de contactos. Acontece o mesmo para qualquer área da comunicação social.

As minhas agendas têm os contactos categorizados e todo o tipo de informação que eu consiga recolher nas conversas do dia a dia. Reúno todo o tipo de elementos que sirvam para facilitar o relacionamento com a pessoa. Desde as circunstancias em que nos conhecemos aos interesses e hobbies passando pela data de aniversário e outros dados mais estáticos.

Para mim o importante na agenda de contactos são as anotações soltas que vou inserindo. Nos cartões de visita valorizo a função de “quebra gelo” e os dados de contacto como o e-mail e número de telefone.

Lifehacker – the business card game

Leave a Reply