Relações Públicas e Transparência

A vida pessoal de um RP pode colidir com a sua vida profissional pelas mais variadas razões. Na maioria dos casos,a transparência será sempre a melhor defesa.

Estamos numa altura em que é cada vez mais dificil separar a vida profissional da vida pessoal, seja pelos blogs, pelas comunidades como o hi5 ou pelo simples facto de haver mais comunicação entre as pessoas. No caso dos gabinetes de relações públicas, isso significa que a imagem pessoal pode influenciar a imagem do departamento, dos seus clientes ou da organização a que pertence.

Mas a ideia de transparência não significa abdicar completamente da nossa privacidade. Significa que devemos ser sinceros e informar as pessoas que podem ser afectadas pelos nossos actos ou pela imagem que temos. Ou seja, medimos a situação e conforme o que acharmos mais indicado, informamos os envolvidos.

A importância deste cuidado vai depender do mediatismo de cada um. Em Portugal os RP são figuras de pouca importância que trabalham nos bastidores. Mas nos Estados Unidos, se alguém como o Steve Rubel se deixar comprometer, toda a empresa de RP para quem trabalha fica em perigo.

Leave a Reply