SEO aplicado à Comunicação Interna

A necessidade de distribuir informação interna levou a que muitas empresas investissem em intranets. Algumas das quais são muito antigas ou se baseiam apenas na partilha de documentos.

O problema é que alguns sistemas de intranet não são fáceis de adaptar aos novos tempos. Surgem por isso obstáculos como a compatibilidade do Internet Explorer, a carga no servidor interno e outros factores.

Mas o obstáculo maior pode ser o tempo perdido à procura de informação. É dai que pode vir a necessidade de aplicar técnicas de SEO. Tanto no campo da programação do website, como na apresentação dos resultados de pesquisa.

Como área de SEO tem uma série de possibilidades. Primeiro porque controlamos o motor de busca que será usado, logo podemos trabalhar nos dois lados da questão. Na apresentação dos resultados e na optimização e indexação dos conteúdos.

É o tipo de investimento que trás um retorno difícil de medir. Porque o que se ganha é um acréscimo da produtividade de cada empregado. Mas podemos ter uma ideia do resultado se aumentar o número de pesquisas bem sucedidas.

No entanto, ao fazer um investimento deste género é melhor apostar também numa actualização completa do software da intranet. Caso contrário, arriscamo-nos a que o esforço de SEO fique a meio e pelo mesmo custo.

3 thoughts on “SEO aplicado à Comunicação Interna”

  1. Não, é mesmo SEO. Conheço intranets que só indexam os conteúdos por metatags e nome dos ficheiros.

    Acho que com um bocadinho de promoção junto do público certo se podia tornar num nicho de mercado muito bom. E estável por os clientes se tratarem de empresas.

Leave a Reply