Sobre widgets e editoriais – o planetgeek

logotipo planetgeek.orgO PlanetGeek (PG) é um agregador de blogs e tem vindo a tornar-se mais do que isso. Foi criado pelo Mário Gamito e este é um dos blogs que o compõe.

Como tal, fiz duas sugestões para tentar melhorar a comunicação entre o planetgeek e os visitantes. Uma delas foi a widget, outra foi o novo blog de editorial. Depois de colocadas à apreciação dos restantes bloggers, ambas foram postas em prática.

A widget surgiu graças ao José Carlos. Tinha um objectivo muito simples, ajudar a divulgar o planetgeek e os bloggers que o compõem. O resultado foi estrondoso, em 3 dias triplicou o número de visitas.

Por sua vez, o editorial.planetgeek.org tornou-se importante para comunicar aos visitantes a novidade da widget e a colocação de adsense no PG.

Em termos mais profissionais isto quer dizer o seguinte: Existia uma falta de divulgação do PG por parte dos bloggers que o compõem. Criar a widget permitiu distribuir melhor os conteúdos.

Havia também falta de comunicação entre a “administração”(1) do PG e os seus leitores. O editorial resolveu esta falha e permitiu explicar as razões para colocar anúncios na página principal e os cuidados que se iriam ter com essa implementação.

(1) Não existe uma administração propriamente dita, o Mário Gamito define as linhas gerais do projecto. Mas tudo é levado a votação entre os bloggers.

Leave a Reply