Também sobre a Associação de Bloggers

Para quem não tem interesse por blogs, basta dar um olho na pesquisa do technorati por associação de bloggers. Fica-se logo a perceber a ideia e algumas das questões que ela coloca.

Da minha parte, uma associação de bloggers terá todo o apoio. Mas por uma razão de sanidade mental tenho de colocar algumas perguntas incómodas.

No primeiro post do Bitaites sobre o tema explica-se bem as razões por trás do PTblogs e alguns objectivos da Associação.

Um deles é destacar os bons blogs, e isso passa por credibilizar os blogs como forma de comunicação. Para contrariar a perspectiva redutora que surgiu numa reportagem da Sic.

Segundo o website official, a PTBlogs tem também o objectivo de unir os bloggers.

proporcionando espaços de discussão e formas alternativas de transmitir uma mensagem que de outra forma seria dispersa e desagregada, ficando presa somente nos blogs individuais e iniciativas de cada um de nós.

Neste ponto começo a ter as minhas dúvidas, principalmente quando se começa a falar do “porquê” e “como”.

O “porquê” começa por ser simples, trata-se da reacção à perspectiva que os meios de comunicação têm dado dos blogs. Mas o que se quer é mostrar uma realidade diferente ao público geral.

E não sei até que ponto estamos a escolher a melhor forma de o fazer. Em Portugal temos uma tendência especial para criar associações, e ao mesmo tempo uma predisposição para desconfiar das associações.

Também não nos podemos esquecer que os blogs são dificeis de por em categorias ou caixinhas. Como é que a associação espera representar os respectivos bloggers?

Ainda não se falou de registar ou não a associação, mas se for feito surgem outros desafios: definir o conceito de blogger; a forma de eleger uma direcção; o financiamento; e até uma questão de privacidade para bloggers que querem pertencer à associação mas ter os seus dados protegidos.

Pode parecer-vos estranho, mas eu não estou contra a associação e apoio a iniciativa no que puder. Mas ao mesmo tempo sinto-me obrigado a apelar a alguma reflexão mais realista dado o entusiasmo. Com que se fala da iniciativa.

Na minha perspectiva, os blogs são importantes e interessantes em parte devido ao caos. E tentar trazer alguma estrutura pode limitar a dinâmica, mesmo que essa estrutura seja uma associação. Mais que não seja porque divide as águas em termos de bloggers associados e não associados.

Leave a Reply